Instrumentos de gestão ambiental: uma análise das possibilidades em unidades de conservação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5168

Resumo

A institucionalização do Sistema Nacional de Unidades de conservação (SNUC) na política ambiental brasileira representou um marco importante na gestão e implementação de Unidades de Conservação (UC). No entanto, mais de 20 anos após sua criação, o SNUC ainda enfrenta diversos desafios no processo de gestão, especialmente porque estas áreas possuem suas particularidades e limitações, que podem variar de acordo com a sua categoria de manejo e o nível de gestão. Diante dessa perspectiva, existem diversas ferramentas que auxiliam no processo de gestão ambiental das UCs. Em contexto brasileiro se destaca a aplicação de duas ferramentas pelos órgãos ambientais: o método de Avaliação Rápida e Priorização da Gestão de Unidades de Conservação (RAPPAM) e o Sistema de análise e monitoramento de Gestão (SAMGE).  Logo, o presente estudo tem o objetivo de analisar os dois instrumentos frente ao processo de gestão ambiental das UCs através de uma metodologia qualitativa e revisão de literatura, promovendo uma discussão sobre suas aplicabilidades e fragilidades junto ao comprometimento político com a conservação dos recursos naturais e a biodiversidade, relacionando a efetividade das UCs para a manutenção do meio ambiente - físico, biológico e social. 

Palavras–chave: gestão ambiental; política ambiental; unidades de conservação.

Biografia do Autor

  • Alanda de Oliveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Mestranda em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Paraná. Brasil.

  • Rodrigo Lingnau, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Doutor em Zoologia. Professor associado, nível 3, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Francisco Beltrão. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

OLIVEIRA, Alanda de; LINGNAU, Rodrigo. Instrumentos de gestão ambiental: uma análise das possibilidades em unidades de conservação. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 553–564, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5168. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5168. Acesso em: 3 maio. 2025.