Potencial do CHATGPT como estímulo para o estudo das ciências da natureza na educação a distância

Autores

  • Leticia Azambuja Lopes Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5224

Resumo

Este estudo, foi conduzido no âmbito da disciplina de Educação em Ciências da Natureza, integralmente ministrada na modalidade de ensino a distância (EaD), destinada a estudantes matriculados nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia. O propósito central consistiu em conceber e implementar um desafio, valendo-se da assistência proporcionada pelo ChatGPT, com a finalidade de fomentar a criatividade e a participação ativa dos discentes. Através da plataforma virtual de aprendizagem pertencente à instituição de ensino, os estudantes engajaram-se na troca de informações e colaboração mútua, sendo que o desafio em questão se mostrou um notório incremento no envolvimento dos participantes. Ademais, observou-se que tal iniciativa proporcionou uma conexão efetiva entre os fundamentos teóricos abordados em sala de aula e a sua aplicação prática. Os resultados obtidos sublinham a relevância de estratégias voltadas à promoção do engajamento no contexto da EaD, especialmente na disciplina em apreço. A abordagem centrada em desafios demonstrou ser eficaz ao estimular não apenas a criatividade, mas também o pensamento crítico, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades fundamentais no processo de formação de professores na área em questão.

Palavras–chave: ChatGPT; educação em ciências da natureza; educação a distância.

Biografia do Autor

  • Leticia Azambuja Lopes, Universidade Luterana do Brasil

    Doutora em Embriologia. Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Luterana do Brasil. Rio Grande do Sul. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

LOPES, Leticia Azambuja. Potencial do CHATGPT como estímulo para o estudo das ciências da natureza na educação a distância. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 648–656, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5224. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5224. Acesso em: 3 maio. 2025.