A importância do estudo e aplicação de aulas práticas sobre dilatação térmica dos sólidos para o ensino médio

Autores

  • Ana Julia Balan Universidade do Contestado (UNC)
  • Letícia Matos de Lima Universidade do Contestado (UNC)
  • Luana Aparecida Moraes Universidade do Contestado (UNC)
  • Orestes Hacke Universidade do Contestado (UNC)
  • Leonardo Wagner Endler Universidade do Contestado (UNC)
  • Ederson Witt Universidade do Contestado (UNC)
  • Maristela Povaluk Universidade do Contestado (UNC) https://orcid.org/0000-0003-3786-7655

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5237

Resumo

Neste trabalho apresentamos o conceito dilatação térmica dos sólidos, com o objetivo de discutir os aspectos sobre a montagem da aula a ser lecionada, optado por desenvolver uma aula expositiva, dialogada e experimental. A aplicação da atividade ocorreu na Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres no município de Mafra/SC, onde os participantes do 2º ano do Ensino médio do período noturno presenciaram uma aula teórica explicativa sobre os conceitos de temperatura, calor e dilatação linear. Foi aplicada a parte prática com o uso de um dilatômetro e vaporizador, em que era proposto para os alunos dilatar um tubo de ferro, cobre e alumínio e seguidamente calcular o coeficiente de dilatação de cada material. Todavia devido ao tempo disponibilizado ser insuficiente, optamos por mitigar a aula planejada, sendo preferível que os alunos apenas desenvolvessem a parte do experimento, em que eles deveriam medir as barras antes e após a dilatação e observar o tempo que cada uma levou para se dilatar e discutir o motivo do ocorrido. A aula prática sobre o tema foi de grande valia, já que, os alunos conseguiram compreender como ocorre a dilatação linear dos sólidos e de que maneira ela está presente em nosso meio.

Palavras-Chave: temperatura; calor; moléculas; alunos; dimensão; afastamento.

Biografia do Autor

  • Ana Julia Balan, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Letícia Matos de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Luana Aparecida Moraes, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Orestes Hacke, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre. Especialista e Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Leonardo Wagner Endler, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre, Especialista e Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil. 

  • Ederson Witt, Universidade do Contestado (UNC)

    Licenciatura em Física, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Maristela Povaluk, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutora em Educação pela PUC-PR. Mestrado em Educação Ensino Superior pela FURB. Mestrado em Psicopedagogia pela Universidade de LaHavana. Especialização em Ecologia pela FURB. Especialização em Ciências Biológicas pela FIJ /RJ. Orientadora e Professora da Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

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Publicado

2025-03-20

Como Citar

BALAN, Ana Julia; LIMA, Letícia Matos de; MORAES, Luana Aparecida; HACKE, Orestes; ENDLER, Leonardo Wagner; WITT, Ederson; POVALUK, Maristela. A importância do estudo e aplicação de aulas práticas sobre dilatação térmica dos sólidos para o ensino médio. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 307–324, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5237. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5237. Acesso em: 3 maio. 2025.