Projeto de intervenção na saúde do homem: aplicações, desafios e oportunidades na atenção primária à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2ianais.5185

Resumo

Este artigo explora a implementação prática dos princípios da Atenção Primária à Saúde (APS) na UBS Benemérito Ulla Schneider em Mafra SC, destacando a importância de entender as práticas das UBS. A pesquisa, baseada em entrevistas com profissionais de saúde e pacientes, identifica desafios e oportunidades, enfocando as necessidades específicas da comunidade, incluindo questões de saúde masculina. Propõe-se um projeto de intervenção para promover a conscientização sobre o câncer de próstata. A realização eficaz desse projeto em palestras corporativas e abordagens comunitárias demonstrou receptividade, particularmente evidenciada pela participação feminina. Discussões abordam a importância de abordagens inclusivas na promoção da saúde masculina, identificando desafios, como barreiras de comunicação e oportunidades para melhorar a eficácia da APS. Lições aprendidas destacam a necessidade de adaptabilidade e estratégias educativas contínuas para intervenções de saúde sustentáveis. A combinação dos resultados e lições aprendidas fornece uma base sólida para melhorias na APS, oferecendo insights valiosos para contextos semelhantes.

Palavras–chave: atenção primária à saúde; Unidade Básica de Saúde; intervenção em saúde; saúde do homem; novembro azul.

Biografia do Autor

  • Maurício Prätzel Ellwanger, Universidade do Contestado - UNC

    Estudante de Medicina com formação em Engenharia Química e habilidades em gestão empresarial. Atualmente, estou cursando o mestrado em Engenharia Química, complementando minha formação técnica e científica. Ao longo da minha jornada, empreendi e abri uma cervejaria, onde adquiri conhecimentos valiosos em gestão de negócios, tomada de decisões e liderança de equipes. Essa experiência me permitiu desenvolver habilidades transferíveis, como pensamento estratégico, resolução de problemas e capacidade de adaptação a ambientes dinâmicos. No entanto, minha paixão pela Medicina sempre esteve presente e decidi seguir meu chamado para cuidar das pessoas. Meu foco está agora na área médica, onde busco adquirir uma formação abrangente e sólida em conhecimentos clínicos, éticos e humanísticos. Tenho especial interesse em áreas como pesquisa médica, inovação tecnológica e melhoria dos cuidados de saúde. Almejo contribuir para o avanço da medicina por meio da aplicação de princípios científicos e tecnológicos, trabalhando em equipe interdisciplinar para desenvolver soluções inovadoras e eficientes. Comprometido com a excelência acadêmica, busco constantemente oportunidades de aprendizado, participação em projetos de pesquisa e envolvimento com atividades extracurriculares relacionadas à Medicina. Tenho habilidades de comunicação eficaz, empatia e capacidade de trabalhar sob pressão, características que considero essenciais para oferecer um cuidado de qualidade aos pacientes.

  • Débora Reinert, Universidade do Contestado (UNC)

    Especialista em Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Graduanda em Medicina pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Matheus Henrique Cassias de Lima, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Medicina pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil.

  • Rafael Hefle Morgan, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduando em Medicina pela Universidade do Contestado. Santa Catarina. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-03-20

Como Citar

ELLWANGER, Maurício Prätzel; REINERT, Débora; LIMA, Matheus Henrique Cassias de; MORGAN, Rafael Hefle. Projeto de intervenção na saúde do homem: aplicações, desafios e oportunidades na atenção primária à saúde. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, n. anais, p. 107–117, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2ianais.5185. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5185. Acesso em: 3 maio. 2025.