Determinantes da adoção de sistemas agroflorestais na Região do Alto Tietê: uma abordagem baseada na teoria do comportamento planejado
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5713Resumo
O estudo investiga a percepção de agricultores de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis sobre a adoção de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com espécies nativas da Mata Atlântica, usando a Teoria do Comportamento Planejado. A Mata Atlântica, que concentra grande parte da população e do PIB do Brasil, é um hotspot de biodiversidade ameaçado pela pressão antrópica, com destaque para o Cinturão Verde na Região do Alto Tietê (SP), essencial para a captação de água e atividade agrícola. Apesar dos desafios, como a falta de recursos e baixa percepção de controle, mais de 50% dos agricultores demonstram alta intenção (média 4,0; moda 5) de adotar ou aperfeiçoar os SAFs. Os produtores possuem atitude positiva quanto aos benefícios ambientais e à valorização de produtos locais, embora identifiquem desafios em relação à lucratividade. A influência de familiares, amigos, o sentimento de obrigação moral, a identificação como produtores rurais e as motivações econômicas e ecológicas reforçam essa disposição, ressaltando a necessidade de políticas públicas integradas que promovam incentivos, capacitação e acesso a recursos para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico.
Palavras-chave: desenvolvimento regional; sistemas agroflorestais; sustentabilidade territorial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.