Determinantes da adoção de sistemas agroflorestais na Região do Alto Tietê: uma abordagem baseada na teoria do comportamento planejado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5713

Resumo

O estudo investiga a percepção de agricultores de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis sobre a adoção de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com espécies nativas da Mata Atlântica, usando a Teoria do Comportamento Planejado. A Mata Atlântica, que concentra grande parte da população e do PIB do Brasil, é um hotspot de biodiversidade ameaçado pela pressão antrópica, com destaque para o Cinturão Verde na Região do Alto Tietê (SP), essencial para a captação de água e atividade agrícola. Apesar dos desafios, como a falta de recursos e baixa percepção de controle, mais de 50% dos agricultores demonstram alta intenção (média 4,0; moda 5) de adotar ou aperfeiçoar os SAFs. Os produtores possuem atitude positiva quanto aos benefícios ambientais e à valorização de produtos locais, embora identifiquem desafios em relação à lucratividade. A influência de familiares, amigos, o sentimento de obrigação moral, a identificação como produtores rurais e as motivações econômicas e ecológicas reforçam essa disposição, ressaltando a necessidade de políticas públicas integradas que promovam incentivos, capacitação e acesso a recursos para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento socioeconômico.

Palavras-chave: desenvolvimento regional; sistemas agroflorestais; sustentabilidade territorial.

Biografia do Autor

  • Mariana Ayumi Goto, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

    Mestre em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

  • Kyury Assis, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

  • Renata Jimenez de Almeida Scabbia, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

  • Maria Santina de Castro Morini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

    Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Downloads

Publicado

2025-07-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOTO, Mariana Ayumi; ASSIS, Kyury Silva de; SCABBIA, Renata Jimenez de Almeida; MORINI, Maria Santina de Castro. Determinantes da adoção de sistemas agroflorestais na Região do Alto Tietê: uma abordagem baseada na teoria do comportamento planejado. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 663–686, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5713. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5713. Acesso em: 4 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)