Condicionantes da produção das lavouras temporárias da agricultura familiar nos municípios nordestinos no período 2006/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5707

Resumo

Este estudo analisa os condicionantes do valor da produção das lavouras temporárias na agricultura familiar do Nordeste, com uma desagregação entre as regiões do semiárido e não semiárido nos anos de 2006 e 2017. Os dados utilizados provêm dos Censos Agropecuários de 2006 e 2017, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para atingir o objetivo proposto, foi empregada a metodologia de regressão múltipla com dados em painel, onde o valor da produção das lavouras temporárias da agricultura familiar foi utilizado como variável dependente. As variáveis explicativas incluíram o pessoal ocupado, a área colhida, dummies relacionadas à intensidade da orientação técnica, rotação de culturas, presença de cooperativas e a localização dos municípios em regiões semiáridas ou não. O modelo de efeitos aleatórios foi o que melhor se ajustou aos dados. Os resultados para o Nordeste, de forma geral, indicaram que todos os coeficientes foram estatisticamente significativos ao nível de 1%, com exceção da dummy referente à presença de cooperativas, que não apresentou significância estatística. No que diz respeito às regiões semiárida e não semiárida, as variáveis que mais contribuíram positivamente para o valor da produção foram à área colhida e a rotação de culturas. Ademais, a rotação de culturas teve um efeito mais expressivo sobre o valor da produção do que a assistência técnica, tanto no Nordeste como um todo quanto no semiárido. Por fim, a região não semiárida destacou-se como a localização nordestina mais propícia para agregar valor à produção das lavouras temporárias dentro da tipologia considerada. Os achados fornecem subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficazes, voltadas à valorização da agricultura familiar por meio do incentivo à diversificação produtiva e á ampliação da área cultivada com base em práticas sustentáveis. 

Palavras-chave: agricultura familiar; desenvolvimento regional; municípios nordestinos; dados em painel.

Biografia do Autor

  • José Ediglê Alcantara Moura, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutorando em Economia Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Economia Rural da Universidade Federal do Ceará (PPGER/UFC) e Graduado em Economia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). 

  • Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará (UFC)

    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor do Departamento de Economia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza. Ceará. Brasil. 

Downloads

Publicado

2025-07-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOURA, José Ediglê Alcantara; CAMPOS, Kilmer Coelho. Condicionantes da produção das lavouras temporárias da agricultura familiar nos municípios nordestinos no período 2006/2017. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 636–662, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5707. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5707. Acesso em: 3 jul. 2025.