Sojicultura em pequena escala: uma estratégia de reprodução social da agricultura familiar?
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5663Resumo
No Brasil, a produção de soja tem se expandido rapidamente, estando cada vez mais concentrada nos médios e grandes produtores rurais. Na agricultura familiar, este cultivo tem sido marcado, por um lado, por movimentos de profissionalização e especialização produtiva e, por outro, por dinâmicas de exclusão e saída da atividade. Apesar dessas duas trajetórias predominantes, esta pesquisa coloca atenção em contextos em que a soja assume outros caminhos dentro da agricultura familiar. Assim sendo, o objetivo deste estudo é analisar as dinâmicas e os distintos papeis da produção de soja nas estratégias de reprodução social dos agricultores familiares, olhando de maneira específica para os pequenos sojicultores que, ao longo do tempo, permanecem cultivando o grão em áreas inferiores a dez hectares. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de dados secundários, além de pesquisa de campo em Salvador das Missões (RS) em 2003 e 2018, onde foram selecionadas sete famílias de agricultores que continuaram no cultivo da soja em pequena escala durante os dois períodos analisados. Os resultados mostram que, entre as famílias estudadas, a produção de soja tem se mantido presente como parte de um mosaico de múltiplas e interconectadas atividades e fontes de renda. Nestes casos, a soja não promoveu necessariamente um processo de especialização ou de descampenização, sendo parte de um conjunto amplo de diferentes estratégias de reprodução social dos agricultores familiares.
Palavras-chave: agricultura familiar; especialização produtiva; soja; Rio Grande do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.