Características socioprodutivas dos municípios paranaenses especializados na produção comercial de suínos
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5592Resumo
A expansão da demanda por carne suína, tanto no mercado doméstico quanto no internacional, alavancou a produção brasileira e paranaense nos últimos anos, tornando essa atividade importante para o desenvolvimento de várias regiões. Diante disso, o artigo tem como objetivo identificar as características socioprodutivas dos municípios especializados na produção comercial de suínos no Paraná. Para tanto foram extraídas 30 variáveis coletadas pelo Censo Agropecuário de 2017 e que abrangeram todos os 399 municípios paranaenses. Os dados foram analisados por meio do Quociente Locacional (QL), da Análise de Componentes Principais e da Análise de Clusters. A análise identificou 57 municípios especializados na produção comercial de suínos, localizados em oito mesorregiões do estado. A Análise de Componentes Principais permitiu a redução das variáveis em dois componentes, que conjuntamente explicaram 66,45% da variância total. Foram identificados quatro clusters produtivos, de forma que os clusters 1 e 3 têm como característica comum aglutinar municípios em que os produtores possuem um alto acesso a financiamentos e são em sua maioria associados a cooperativas, porém, os dois grupos se diferenciam quanto à importância da agricultura familiar na atividade.
Palavras-chave: agricultura familiar; clusters produtivos; censo agropecuário; quociente locacional; suinocultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.