Agroecologia em sistemas agroflorestais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável no Pajeú

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5538

Resumo

A construção do desenvolvimento rural sustentável no Semiárido brasileiro lança como grande desafio adotar uma concepção de convivência com a região.  Ante isto, o artigo investigou os Sistemas Agroflorestais Familiares agroecológicos na conjuntura do meio ambiente, das famílias agricultoras e da sociedade, a fim de identificar seu papel estratégico na construção deste desenvolvimento no meio rural da microrregião do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. A partir das técnicas de pesquisa do Trabalho de Campo e Pesquisa Participante associadas ao método científico aplicado, foram revelados elementos que possibilitaram concluir que esta construção passa pela mudança no modelo de produção e o SAF agroecológico apresenta-se como uma tecnologia sustentável que prova que é possível produzir alimento diversificado associadamente ao uso equilibrado dos recursos naturais, e como tecnologia viável para reverter e reduzir a maioria dos problemas ambientais dentro da unidade de produção revelando-se uma estratégia incontestável para conduzir ao desenvolvimento rural sustentável.

Palavras-chave: biodiversidade; recursos naturais; agricultura familiar; comunidades rurais. 

Biografia do Autor

  • Barbara Denise Ferreira Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

    Analista de Sistemas (2012) e Mestra em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2016); e Doutora em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2023). Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba. Atua em estudos e pesquisas nas áreas de Desenvolvimento Rural Sustentável e Gestão de Recursos Naturais no Semiárido e no Bioma Caatinga, e em Geotecnologias aplicadas à atividade agropecuária, às mudanças ambientais e às crises climáticas que estão em curso.

  • Sérgio Murilo Santos de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

    Graduado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor em Ciências/Geociências (2004) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
    Afiliação: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba.
    Atua nas áreas de GEOGRAFIA e GEOCIÊNCIAS, nos ramos: 1) Geografia Física: Geomorfologia, Climatologia, Recursos Hídricos; 2) Geografia e Meio Ambiente.

  • Genival Barros Júnior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1986) e Doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2007). Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada. Atua em pesquisas nas áreas de manejo de água-solo-planta, hidráulica e hidrologia agrícola, extensão rural, assessoramento a populações rurais e desenvolvimento sustentável.

Downloads

Publicado

2025-06-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GONÇALVES, Barbara Denise Ferreira; ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de; BARROS JÚNIOR, Genival. Agroecologia em sistemas agroflorestais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável no Pajeú. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 472–497, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5538. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5538. Acesso em: 1 jul. 2025.