Um estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago

marca coletiva ou indicação geográfica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2530

Resumo

As rendas artesanais Singeleza, produzida em alguns municípios do estado de Alagoas, e Puntino ad Ago, encontrada em Latronico, região da Basilicata, ao sul da Itália, são consideradas idênticas devido à grande similaridade das tramas e praticamente a mesma técnica de produção. Além da similaridade física dos artesanatos, identificam-se nas duas localidades, consideradas regiões pobres em seus respectivos países: produções limitadas de peças motivadas por queixas de baixa demanda por parte das rendeiras, o ser patrimônio cultural como estratégia de posicionamento e a diminuição gradativa do interesse de pessoas aprenderem a técnica, ameaçando a manutenção do saber-fazer das rendas. Assim, o artigo apresenta um estudo comparativo, após encontros presenciais com os grupos de artesãs brasileiras e italianas, através do método de pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, num primeiro momento, e exploratória quanto à análise preliminar da viabilidade de registros de indicação geográfica (IG) e/ou de marca coletiva (MC) para a renda Singeleza, como estratégia de reposicionamento de mercado para o desenvolvimento regional, a partir da experiência italiana. Por fim, o estudo constata que na Itália, no caso de produtos não alimentícios, MC exerce função equivalente à IG no Brasil, concluindo que para a Singeleza, indica-se primeiramente o registro de MC em preparação a um pedido de IG posterior.    

Palavras-chave: Singeleza de Alagoas. Puntino ad Ago di Latronico. Propriedade Industrial. Desenvolvimento Regional. Indicação Geográfica. Marca Coletiva.

Biografia do Autor

  • Cerize Maria Ramos Ferrari de Melo, Universidade Federal de Alagoas

    Mestranda do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Marketing pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda - Faculdades Integradas Barros Melo

  • Silvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Química e Biotecnologia, pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade
    Federal de Alagoas (UFAL); mestre em Arquitetura e Planejamento, pela Escola de Engenharia de São Carlos da
    Universidade de São Paulo (USP).

  • Josemary Omena Passos Ferrare, Universidade Federal de Alagoas

    Doutora em Arquitetura, História do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2006); mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1996).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

MELO, Cerize Maria Ramos Ferrari de; UCHÔA, Silvia Beatriz Beger; FERRARE, Josemary Omena Passos. Um estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago: marca coletiva ou indicação geográfica?. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 9, n. Ed. esp. 2, p. 166–183, 2019. DOI: 10.24302/drd.v9iEd. esp. 2.2530. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2530. Acesso em: 2 maio. 2025.