Trayectorias de especialización productiva: un análisis crítico basado em las teorías del desarrollo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v16.6067

Resumen

Este artículo analiza la trayectoria de concentración y reconfiguración de la producción agrícola de Salvador das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil, entre 2002 y 2024, a partir de diferentes concepciones de desarrollo. Se trata de un estudio teórico-empírico, analítico e interpretativo, que articula una revisión crítica de la literatura con el análisis de datos secundarios de la Producción Agrícola Municipal (PAM/SIDRA/IBGE). Se examinaron las participaciones relativas de los cultivos en el área sembrada o destinada a la cosecha y se calculó el Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI) como medida complementaria de concentración. Los resultados muestran que la soja, el maíz y el trigo permanecieron predominantes durante todo el período, representando conjuntamente el 95,50% del área considerada en 2002 y el 94,17% en 2024. El HHI pasó de 0,389 en 2002 a 0,340 en 2010, alcanzó 0,453 en 2016 y descendió a 0,387 en 2024. La trayectoria evidencia reconfiguraciones internas de una estructura persistentemente especializada, con períodos de mayor concentración seguidos de una desconcentración relativa, sin diversificación estructural. La interpretación a partir de Rostow, Furtado y Sen indica que la modernización productiva, la concentración, la diversificación y el desarrollo no constituyen categorías equivalentes. Se concluye que los cambios en la composición productiva o en el HHI no deben considerarse, de forma aislada, como evidencias de transformación estructural o de desarrollo.

Palabras clave: especialización productiva; desarrollo rural; concentración productiva; agricultura familiar; índice de Herfindahl-Hirschman.

Biografía del autor/a

  • Sandra Cristina Franchikoski, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutoranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS. Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Borja/RS. Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Graduada em Nutrição pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Assistente em Administração do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, Alimentação Escolar, Alimentação Hospitalar, Unidade de Alimentação e Nutrição, Saúde Pública e Gestão de Políticas Públicas.

  • Edemar Rotta, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1985), com habilitação plena para o exercício do magistério em filosofia, sociologia e história. Especialista em Educação pela FAFI/Dom Bosco (1988). Especialista em Filosofia pela FAFI/Dom Bosco (1990). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Doutor em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Pos-Doutorado em Serviço Social - PUCRS. Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), de março de 1987 a fevereiro de 2010. Professor da educação básica do Estado do Rio Grande do Sul, de março de 1990 a fevereiro de 2010. Coordenador Acadêmico na UFFS, Campus Cerro Largo, de janeiro de 2010 a fevereiro de 2011. Diretor do Campus Cerro Largo, da UFFS, de fevereiro de 2011 a agosto de 2015. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), integrando o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas - Mestrado e Doutorado, no qual exerce a função de Coordenador do Programa. Atua nas áreas de Sociologia (fundamentos, sociologia do desenvolvimento, sociologia do trabalho, sociologia brasileira e sociologia jurídica), Serviço Social (fundamentos de políticas sociais) e Interdisciplinar (Desenvolvimento e políticas públicas sociais). Pesquisador na área de desenvolvimento, gestão social e políticas sociais. Representante da UFFS na Red Interuniversitaria de Cooperación Interuniversitaria para el Desarrollo e Integración Regional (RED CIDIR). Pesquisador Integrante da Rede Ibero-americana de Estudos sobre Desenvolvimento Territorial e Governança. 

  • Iara Denise Endruweit Battisti, Universidade Federal da Fronteira Sul

    É professora associada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS. Atua nesta IES desde 2010. Entre 1998 e 2009, atuou como docente e pesquisadora na UNIJUI. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Minho, Braga, Portugal (2020). Possui doutorado em Epidemiologia pela UFRGS (2008), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA (2001) e graduação em Informática pela UNIJUI (1996). Na graduação atua nos componentes curriculares de Estatística Básica, Probabilidade e Estatística, Bioestatística e Saúde Ambiental. É docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas e no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, na UFFS, campus Cerro Largo. Nestes PPGs ministra os componentes de Estatística Aplicada, Métodos Quantitativos Aplicados a Pesquisa em Desenvolvimento e Saúde Ambiental. Orienta dissertações de mestrado em saúde ambiental e relação entre agrotóxicos e saúde. Coordenou o projeto de extensão sobre o software estatístico R.

Publicado

2026-10-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FRANCHIKOSKI, Sandra Cristina; ROTTA, Edemar; BATTISTI, Iara Denise Endruweit. Trayectorias de especialización productiva: un análisis crítico basado em las teorías del desarrollo. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 16, p. 731–754, 2026. DOI: 10.24302/drd.v16.6067. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/6067. Acesso em: 29 oct. 2026.