Relação da demanda reprimida em oftalmologia, no SUS de Canoinhas - SC, e os atendimentos na Clínica Universitária de Saúde Visual (CUSV)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4977

Resumo

A dificuldade de acesso ao serviço público na área da saúde ocular é uma realidade nos municípios brasileiros. A demanda reprimida de pacientes, em espera de um atendimento, ou procedimento cirúrgico ocular pode levar anos devido à falta de vagas por insuficiência de profissionais. Assim, a Atenção Primária Ocular, relacionada com o erro rerativo, poderia ser realizada por meio dos profissionais optometristas, permitindo por sua vez, a cobertura de cirurgia de catarara ao nível secundário, no Sistema Único de Saúde (SUS).  Com o objetivo de identificar a relação dos atendimentos da Clínica Universitária de Saúde visual (CUSV) com a demanda reprimida em oftalmologia, no SUS em Canoinhas - SC no período entre  março de 2021 e março de 2022, foi realizado um estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo,  utilizando fontes como o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a CUSV, a Policlínica Municipal Dr. Mario Mussi, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado (CISAMURC), e na Secretaria de Saúde de Canoinhas. Os resultados evidenciaram uma demanda reprimida em oftalmologia no SUS de Canoinhas (5,48%), a maior demanda reprimida no SUS foi em pacientes maiores de 60 anos (36.77%); com lista de espera para cirurgia de catarata de até cinco anos. Observou-se o impacto dos atendimentos em optometria, em Canoinhas, diminuído a fila de espera e o número de pacientes a serem atendidos em nível secundário de atenção, próprio do oftalmologista.

Palavras-chave: Optometria; Saúde Ocular; Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

Nora León Rodríguez, Universidade do Contestado

Mestranda em Desenvolvimento Regional. Professora curso de Optometra Universidade do Contestado Canoinhas. Santa Catarina, Brasil.

Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UNC)

Doutor em Ciências Humanas.  Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-23

Como Citar

León Rodríguez, N., & Bazzanella, S. L. (2024). Relação da demanda reprimida em oftalmologia, no SUS de Canoinhas - SC, e os atendimentos na Clínica Universitária de Saúde Visual (CUSV). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 14, 190–208. https://doi.org/10.24302/drd.v14.4977

Edição

Seção

Artigos