Relação da demanda reprimida em oftalmologia, no SUS de Canoinhas - SC, e os atendimentos na Clínica Universitária de Saúde Visual (CUSV)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4977

Resumo

A dificuldade de acesso ao serviço público na área da saúde ocular é uma realidade nos municípios brasileiros. A demanda reprimida de pacientes, em espera de um atendimento, ou procedimento cirúrgico ocular pode levar anos devido à falta de vagas por insuficiência de profissionais. Assim, a Atenção Primária Ocular, relacionada com o erro rerativo, poderia ser realizada por meio dos profissionais optometristas, permitindo por sua vez, a cobertura de cirurgia de catarara ao nível secundário, no Sistema Único de Saúde (SUS).  Com o objetivo de identificar a relação dos atendimentos da Clínica Universitária de Saúde visual (CUSV) com a demanda reprimida em oftalmologia, no SUS em Canoinhas - SC no período entre  março de 2021 e março de 2022, foi realizado um estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo,  utilizando fontes como o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a CUSV, a Policlínica Municipal Dr. Mario Mussi, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Contestado (CISAMURC), e na Secretaria de Saúde de Canoinhas. Os resultados evidenciaram uma demanda reprimida em oftalmologia no SUS de Canoinhas (5,48%), a maior demanda reprimida no SUS foi em pacientes maiores de 60 anos (36.77%); com lista de espera para cirurgia de catarata de até cinco anos. Observou-se o impacto dos atendimentos em optometria, em Canoinhas, diminuído a fila de espera e o número de pacientes a serem atendidos em nível secundário de atenção, próprio do oftalmologista.

Palavras-chave: Optometria; Saúde Ocular; Desenvolvimento Regional.

Biografia do Autor

  • Nora León Rodríguez, Universidade do Contestado

    Mestranda em Desenvolvimento Regional. Professora curso de Optometra Universidade do Contestado Canoinhas. Santa Catarina, Brasil.

  • Sandro Luiz Bazzanella, Universidade do Contestado (UNC)

    Doutor em Ciências Humanas.  Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade do Contestado, Canoinhas, Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-05-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEÓN RODRÍGUEZ, Nora; BAZZANELLA, Sandro Luiz. Relação da demanda reprimida em oftalmologia, no SUS de Canoinhas - SC, e os atendimentos na Clínica Universitária de Saúde Visual (CUSV). DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 190–208, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.4977. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4977. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)