Percepções de feirantes e gestores públicos em relação às feiras livres da microrregião Capanema – PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.3752

Resumo

Objetivou-se realizar um diagnóstico das feiras livres existentes nos municípios da microrregião de Capanema, sudoeste do Paraná e entender a construção social destes mercados. Esta pesquisa de caráter qualitativa usou entrevistas semiestruturadas com 26 atores envolvidos: feirantes e gestores da feira e de secretarias afins do município. A análise de dados foi realizada pela categorização temática com análise de conteúdo. Os resultados obtidos revelaram que estes mercados são construídos a partir da qualidade dos produtos e por ser fonte de renda aos feirantes. As relações de amizade, convívio, familiaridade com outros feirantes e clientes foram destacadas. Em relação às dificuldades, feirantes e gestores convergem no que deve ser melhorado nas feiras como a organização e a infraestrutura, mas divergem sobre a resolução dos problemas, sem assumir corresponsabilidades. É necessária maior interação entre feirantes e gestores para sanar os problemas e fomentar a produção local e os circuitos curtos de abastecimento.

Palavras-chave: Cadeias curtas de abastecimento. Agricultura familiar. Segurança alimentar e nutricional. Desenvolvimento rural.

Biografia do Autor

  • Rozane Marcia Triches, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Desenvolvimento Rural. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Realeza – Paraná. Brasil.

  • Luana Juçara Dal Agnol, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Graduada em Nutrição. Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Realeza – Paraná. Brasil.

  • Camila Elizandra Rossi, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Nutrição. Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus de Realeza. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TRICHES, Rozane Márcia; DAL AGNOL, Luana Juçara; ROSSI, Camila Elizandra. Percepções de feirantes e gestores públicos em relação às feiras livres da microrregião Capanema – PR. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 477–493, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.3752. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3752. Acesso em: 1 maio. 2025.