A humanização do sistema de justiça criminal: aplicação e eficácia da justiça restaurativa no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5562

Palavras-chave:

Justiça restaurativa, humanização da justiça, sistema criminal brasileiro

Resumo

O presente artigo busca analisar a aplicação da Justiça Restaurativa no Brasil, bem como a sua eficácia junto ao sistema penal, e sua influência no processo de humanização do sistema de justiça criminal. O objetivo geral é analisar a efetividade na implantação da Justiça Restaurativa abordando seus princípios fundamentais, suas principais características e os benefícios que pode oferecer para as vítimas, ofensores e para a sociedade como um todo. Visualizando também, os conceitos de abolicionismo penal e dignidade da pessoa humana em paralelo à busca por uma justiça pautada no diálogo. Em consequência, abordam-se os objetivos específicos que buscam conceituar a Justiça Restaurativa, com foco na sua aplicação e consequências, e por fim, analisar a como a Justiça Restaurativa influencia na morosidade processual, a superlotação carcerária e a alta reincidência criminal. A metodologia empregada será a dedutiva, utilizando como meio a análise de doutrinas, sites, artigos científicos, revistas, livros, textos legislativos e trabalhos monográficos. Em conjunto com os objetivos, a pesquisa será efetuada de forma teórica e qualitativa. Conclui-se primordialmente, a necessidade do sistema jurídico brasileiro adotar medidas para a efetiva implantação da Justiça Restaurativa, investindo em seu aprimoramento de forma abrangente e responsável, como modo de transformação, promovendo o novo conceito de punição criminal, de maneira mais justa e resiliente para todas as partes do conflito.

Biografia do Autor

  • Anna Laura Choikoski dos Santos, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica Curso de Direito da Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Elizeu Luiz Toporoski, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pós-Graduação (especialização) em Direito Público pela Escola da Magistratura Federal do Paraná/Faculdades Integradas do Brasil. Mestre em Direito pelo Programa de Mestrado em Direitos Fundamentais e Democracia pelo Centro Universitário Unibrasil. Docente da Universidade do Contestado (UnC). Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Anna Laura Choikoski dos; TOPOROSKI, Elizeu Luiz. A humanização do sistema de justiça criminal: aplicação e eficácia da justiça restaurativa no Brasil. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 3373–3394, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5562. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5562. Acesso em: 9 maio. 2025.