Eutanásia à luz do direito constitucional : conflito entre garantias fundamentais

Autores

  • Aline Aparecida Grosskopf Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4993

Palavras-chave:

Eutanásia, Direito constitucional, Garantias fundamentais

Resumo

A eutanásia é um tema complexo que envolve o encerramento intencional da vida de um indivíduo em situações de sofrimento extremo e sem perspectivas de cura. Esse assunto desencadeia debates intensos, especialmente quando considerado à luz do conflito entre garantias fundamentais. O objetivo geral do trabalho é analisar a eutanásia sob a perspectiva do direito constitucional, investigando as garantias fundamentais em conflito, como o direito à vida e a dignidade da pessoa humana. Além disso, propõe-se examinar as abordagens jurídicas adotadas globalmente em relação à eutanásia e identificar as implicações legais e éticas dessas abordagens, levando ao seguinte questionamento: Qual a predominância das garantias fundamentais do direito à vida e do princípio da dignidade da pessoa humana que deve prevalecer na eutanásia? A metodologia empregada consiste na pesquisa bibliográfica de natureza dedutiva, ancorada nos preceitos da legislação pertinente, doutrinas de direito constitucional e bioética, e artigos científicos. Os resultados destacam que a eutanásia é um terreno onde os princípios constitucionais entram em conflito, gerando dilemas éticos e jurídicos significativos. A análise comparativa das abordagens jurídicas ao redor do mundo revela uma diversidade de perspectivas, influenciadas por crenças culturais e morais. A pesquisa ressalta a necessidade contínua de reflexão e diálogo diante desse desafio complexo. No contexto brasileiro, prevalece o direito à vida na abordagem da eutanásia, mas o debate sobre a autonomia e dignidade da pessoa humana continua.

Biografia do Autor

  • Aline Aparecida Grosskopf, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduação em Direito, Universidade do Contestado. Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Mariza Schuster Bueno, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, pesquisadora, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra, Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GROSSKOPF, Aline Aparecida; BUENO, Mariza Schuster. Eutanásia à luz do direito constitucional : conflito entre garantias fundamentais. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 2382–2406, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.4993. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4993. Acesso em: 9 maio. 2025.