Estudos dos motivos e formas da aplicação do artigo 142 da Constituição Federal Brasileira

Autores

  • Dyeinnize Della Jacoma Universidade do Contestado (UNC)
  • Pâmela Aparecida Vidal Universidade do Contestado (UNC)
  • Marcelo José Boldori Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4547

Palavras-chave:

Constituição, Forças Armadas, Poder moderador

Resumo

O presente estudo possui como objetivo analisar os motivos e as formas de aplicação do artigo 142 da Constituição Federal de 1988, a qual estabelece que as Forças Armadas, instituições nacionais, permanentes e regulares, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são organizadas com base na hierarquia e na disciplina, tendo como autoridade suprema o Presidente da República, destinando-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Este trabalho aborda o movimento constitucionalista; disserta sobre o poder constituinte; discorre sobre as forças armadas; disserta acerca do poder moderador e analisa os motivos e as formas de aplicação do artigo 142 da Constituição Federal. O problema de pesquisa proposto consiste em descobrir quais os motivos e formas de aplicação do art. 142 da Constituição Federal de 1988. Destarte, o método empregado é o dedutivo utilizando a técnica de pesquisa bibliográfica e documental, pois baseia-se na revisão bibliográfica acerca dos temas indicados e ainda analisa documentos da Assembleia Nacional Constituinte, com base técnica na legislação em vigor. A conclusão final é de que atuação das Forças Armadas deve ocorrer em casos graves de perturbação da ordem e quando houver um esgotamento das forças tradicionais de segurança pública, agindo sempre por iniciativa dos poderes constitucionalmente constituídos.

Biografia do Autor

  • Dyeinnize Della Jacoma, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica do curso de Direito na Universidade do Contestado. Campus Porto União. Santa Catarina. Brasil.

  • Pâmela Aparecida Vidal, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica do curso de Direito na Universidade do Contestado. Campus Porto União. Santa Catarina. Brasil.

  • Marcelo José Boldori, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Desenvolvimento Regional. Professor no Curso de Direito na Universidade do Contestado.  Campus Porto União. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DELLA JACOMA, Dyeinnize; VIDAL, Pâmela Aparecida; BOLDORI, Marcelo José. Estudos dos motivos e formas da aplicação do artigo 142 da Constituição Federal Brasileira. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 589–606, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.4547. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4547. Acesso em: 9 maio. 2025.