Compliance e integridade na nova Lei de Licitações: análise do diálogo competitivo como instrumento de eficiência e transparência nas contratações públicas

Autores/as

  • Matheus Gabriel Martins Boege Universidade do Contestado (UNC)
  • Simone dos Reis Bieleski Marques Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5083

Palabras clave:

Nova Lei de Licitação, Compliance, Diálogo Competitivo, Transparência, Eficiência

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o papel do compliance e da integridade no contexto da Nova Lei de Licitações (Lei n. 14.133/2021), destacando os avanços alcançados e os desafios enfrentados para a efetiva implementação dessas práticas. Para tanto, serão abordados aspectos conceituais relacionados à compliance e integridade, bem como à análise das principais alterações trazidas pelo diálogo competitivo e sua inserção no ambiente das contratações públicas. Em seguida, serão analisados os principais dispositivos da Nova Lei de Licitações que tratam do tema, identificando os avanços em relação à legislação anterior. Nesse contexto, torna-se essencial analisar o diálogo competitivo. Além disso, será importante discutir a importância da integridade nas contratações públicas, destacando os benefícios de se estabelecer uma cultura organizacional pautada pela ética e transparência, nas quais são discutidos os desafios enfrentados na implementação em licitações públicas, tais como a conscientização e capacitação dos agentes envolvidos, a criação de uma cultura organizacional voltada para a ética e a integridade, a adequação dos processos internos das empresas e a fiscalização e monitoramento efetivo dessas práticas. Ao final, verificou-se que a Nova Lei de Licitações ter estabelecido uma base legal para promover a integridade e o compliance nas contratações públicas, incluindo o diálogo competitivo como um instrumento de eficiência e transparência, o que não exclui, contudo, a importância de um esforço contínuo para superar os obstáculos práticos na implementação efetiva dessas práticas.

Biografía del autor/a

  • Matheus Gabriel Martins Boege, Universidade do Contestado (UNC)

    Graduação em Direito, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

  • Simone dos Reis Bieleski Marques, Universidade do Contestado (UNC)

    Professora, Universidade do Contestado, Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-12-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

BOEGE, Matheus Gabriel Martins; MARQUES, Simone dos Reis Bieleski. Compliance e integridade na nova Lei de Licitações: análise do diálogo competitivo como instrumento de eficiência e transparência nas contratações públicas. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 2995–3014, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5083. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5083. Acesso em: 4 may. 2025.