A utilização da holding patrimonial familiar como alternativa para reduzir custos em análise comparativa ao inventário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.5069

Palabras clave:

Holding familiar, Inventário, Patrimônio, Redução de custos

Resumen

O tema tratado neste trabalho diz respeito à criação de uma holding patrimonial familiar, a qual oferece vantagens em relação ao inventário tradicional. A holding simplifica o processo sucessório, evitando custos e burocracia associados ao inventário. Além disso, permite um planejamento tributário mais favorável e a transferência dos bens por meio da transferência de quotas da empresa. No entanto, é importante avaliar cada caso individualmente para determinar a opção mais adequada às necessidades da família. A metodologia bibliográfica utilizada para a elaboração deste artigo se baseou em uma extensa pesquisa de literata à especializada, que abrangeu fontes como livros, artigos acadêmicos, sites de instituições financeiras e jurídicas, além de jurisprudência relevante. A análise dos tópicos tratados neste trabalho foi realizada de forma cuidadosa e sistemática, seguindo os seguintes passos: Planejamento Sucessório, Desvantagens do Inventários Judicial Tradicional. Holding e, por fim, Vantagens da Holding Patrimonial Familiar em Relação ao Inventário.

Biografía del autor/a

  • Yara Ventura, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica de Direito. Universidade do Contestado (UNC). Santa Catarina. Brasil.

  • Felipe Augusto Rodrigues Ambrosio, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Ciência Jurídica pelo Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Professor da Universidade do Contestado – Campus Mafra, e membro pesquisador do grupo de pesquisa Direito Contemporâneo e Cidadania. Advogado. Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2024-12-09

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

VENTURA, Yara; AMBROSIO, Felipe Augusto Rodrigues. A utilização da holding patrimonial familiar como alternativa para reduzir custos em análise comparativa ao inventário. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 2931–2945, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.5069. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/5069. Acesso em: 9 may. 2025.