A aplicação da justiça restaurativa nos casos de conflitos familiares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4460

Palabras clave:

Justiça restaurativa, Mediação e conciliação, Conflitos de família

Resumen

As demandas do sistema judiciário são inúmeras e significativas, dentre essas demandas são encontrados diversos formatos de conflitos, podendo ir desde a esfera trabalhista até a familiar. Na atualidade é possível observar a possibilidade da mediação familiar nos conflitos de família como uma prática da justiça restaurativa. O problema norteador do trabalho: qual aplicação da justiça restaurativa nos conflitos familiares, em especial a técnica da constelação familiar? O objetivo desse trabalho é pesquisar se existem estudos sobre a justiça restaurativa no âmbito dos conflitos familiares, em especial a técnica da constelação familiar. A metologia será de revisão bibliográfica em livros, artigos e períodicos já publicados que dissertem sobre a alienação parental, constelação familiar e métodos de autocomposição. Os resultados encontrados salientam que em casos onde as partes apresentam grande dificuldade em chegar à um acordo mútuo, pode ser sugerido a aplicação da constelação familiar. As considerações finais mostram que ainda há a necessidade de investigação sobre quantas comarcas já utilizam do método da constelação familiar.

Biografía del autor/a

  • Alessandra Figura, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica da 10° fase de Direito da Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil.

  • Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado (UNC)

    Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

     

Publicado

2024-06-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

FIGURA, Alessandra; FANTE, Cilmara Corrêa de Lima. A aplicação da justiça restaurativa nos casos de conflitos familiares. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 1104–1120, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.4460. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4460. Acesso em: 9 may. 2025.