Breves apontamentos sobre a influência da mídia no tribunal do júri

Autores/as

  • Nádia Marschalk Universidade do Contestado (UNC)
  • Paulo Silas Taporosky Filho Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4362

Palabras clave:

sensacionalismo, mídia, casos criminais, imprensa

Resumen

O presente artigo analisa como a mídia pode influenciar a sociedade através de notícias apresentadas a partir de fatos criminosos e como a influência e exploração midiática pode ser levada para dentro do Tribunal do Júri. A proposta embasada é feita através da análise de casos concretos que ocorreram no Brasil, apontando através do seguinte problema: considerando os diversos meios de comunicação presentes e operantes na sociedade contemporânea, a mídia acaba por influenciar na imparcialidade que é exigida aos jurados no Tribunal do Júri? A conclusão é no sentido crítico ao constatar como o sensacionalismo midiático interfere no processo penal através de notícias apresentadas com caráter condenatório. A elaboração do presente artigo se pautou metodologicamente em revisão bibliográfica.

Biografía del autor/a

  • Nádia Marschalk, Universidade do Contestado (UNC)

    Acadêmica do curso de Direito da Universidade do Constestado (UnC). Campus Canoinhas, Santa Catarina. Brasil.

  • Paulo Silas Taporosky Filho, Universidade do Contestado (UNC)

    Mestre em Direito (UNINTER); Especialista em Ciências Penais; Especialista em Direito Processual Penal; Especialista em Filosofia; Pós-graduando (lato sensu) em Teoria Psicanalítica; Bacharelando em Letras (Português); Professor de Processo Penal e Direito Penal (UnC e UNINTER); Advogado; Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/PR; Membro da Comissão de Assuntos Culturais da OAB/PR; Membro da Rede Brasileira de Direito e Literatura; Diretor de Relações Sociais e Acadêmico da Associação Paranaense dos Advogados Criminalistas (APACRIMI).

Publicado

2024-05-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MARSCHALK, Nádia; TAPOROSKY FILHO, Paulo Silas. Breves apontamentos sobre a influência da mídia no tribunal do júri. Academia de Direito, [S. l.], v. 6, p. 153–174, 2024. DOI: 10.24302/acaddir.v6.4362. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/acaddir/article/view/4362. Acesso em: 9 may. 2025.