O fenômeno do sharenting e a proteção de dados da criança e do adolescente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4459

Palavras-chave:

Sharenting, Exposição, Compartilhamento, Proteção, Imagem, Dados, Criança, Adolescente, Poder familiar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discorrer a respeito da proteção das Crianças dos Adolescentes em face à Lei Geral de Proteção de Dados e o Estatuto da Criança e do Adolescente, pontuando as responsabilidades civis pela prática de Sharenting e o abuso parental. A prática excessiva e o exagero no compartilhamento de ações privadas das crianças pode impor consequências aos responsáveis legais. Decorre que a partir desta prática todos os dados ali expostos ficarão gravados para sempre na rede de computadores, podendo essas informações causarem impactos futuros e certo constrangimento para os futuros jovens e adultos, perante as imagens compartilhadas ou comentários realizados. O método de pesquisa utilizado no presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica. Quanto à abordagem do problema a tipologia foi à qualitativa, a pesquisa do tipo descritiva e quanto aos objetivos a pesquisa classifica-se como explicativa A metodologia empregada foi o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica e documental, a partir da consulta de artigos, legislação.

Biografia do Autor

  • Luiz Ricardo Krauss Selenko, Universidade do Contestado

    Acadêmico da 10° fase de Direito da Universidade do Contestado. Campus Canoinhas. Canoinhas. Santa Catarina. Brasil. 

  • Cilmara Corrêa de Lima Fante, Universidade do Contestado

    Advogada, mestre em Desenvolivmento Regional pela Universidade do Contestado. Professora no curso de Direito da Universidade do Contestado.

     

Downloads

Publicado

2024-06-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O fenômeno do sharenting e a proteção de dados da criança e do adolescente. (2024). Academia De Direito, 6, 1083-1103. https://doi.org/10.24302/acaddir.v6.4459