Desenvolvimento econômico local em Assis Chateaubriand-PR

  • Leandro Pereira dos Santos Instituto Federal do Paraná (IFPR) / Campus Assis Chateaubriand
  • Jandir Ferrera de Lima Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus Toledo
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico local. Emprego. Renda.

Resumo

Este artigo analisa a conjuntura econômica do município de Assis Chateaubriand, com um foco especial na questão do emprego e da renda, condicionante importante para o desenvolvimento econômico local. De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, a cidade apresenta um grau de desenvolvimento moderado, levantando a hipótese de que melhorias podem ser feitas. Informações sobre os componentes do índice e também entrevistas com lideranças apontam para um processo de recuperação do atraso no grau de desenvolvimento econômico local do município e indicam caminhos na área do emprego e renda.

Biografia do Autor

Leandro Pereira dos Santos, Instituto Federal do Paraná (IFPR) / Campus Assis Chateaubriand
Economista, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus Toledo. Professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR)/Campus Assis Chateaubriand. E-mail: leandro.santos@ifpr.edu.br.
Jandir Ferrera de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus Toledo
Ph.D. em Desenvolvimento Regional pela Université du Québec (UQAC)-Canadá. Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e de Economia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)/Campus Toledo. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fundação Araucária (PR) e da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI). E-mail: jandir.lima@unioeste.br.
Publicado
2015-03-26
Seção
Artigos