Características atuais das práticas de cooperação, aprendizagem e inovação no APL Ceramista de São Miguel do Guamá/PA

Autores

  • Marco Antonio Lima Universidade da Amazônia
  • Alegria dos Santos Leite Universidade Federal do Pará (PPGE/UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.571

Palavras-chave:

Arranjo produtivo local. Desenvolvimento local. Indústria Cerâmica

Resumo

O estudoobjetiva analisar a capacidade das indústrias de cerâmica vermelha do municípiode São Miguel do Guamá/PA no que se refere à possibilidade de formação de umarranjo produtivo de maneira a catalisar seus resultados para a melhoria dosíndices de desenvolvimento socioeconômico local.  A fundamentação conceitual baseia-se nospressupostos da economia evolucionária, que entende as relações de cooperaçãocomo facilitadores da aprendizagem e da geração e disseminação de inovaçõestecnológicas, consideradas elementos cruciais para o desenvolvimentosocioeconômico. Assim, foi realizada uma pesquisa de campo, cujos dados foramanalisados com a utilização de técnicas estatísticas de análise descritiva emultivariada (análise fatorial e de cluster), com o objetivo de detectar eidentificar fatores subjacentes, capazes de exercer influência sobre aspossibilidades das firmas atingirem um maior ou menor grau de integraçãointerorganizacional, bem como agrupar as empresas em conjuntos com padrõeshomogêneos de comportamento. A análise descritiva demonstrou que as empresasapresentam indicadores extremamente baixos nas dimensões de Aprendizado eInovação, e indicadores absolutamente nulos na dimensão Cooperação. A análisefatorial detectou a presença de dois fatores subjacentes, denominadosAprendizagem e Inovação de Produto. A análise de cluster permitiu aclassificação das empresas em três grupos, sendo que o maior deles, com 58% dasfirmas, apresentou resultados negativos em relação a ambos os fatores. Aconclusão geral é que as empresas deste aglomerado produtivo demonstrampequenas possibilidades de constituir um arranjo produtivo local de caráterinovativo e com potencial indutor para o desenvolvimento local.

Biografia do Autor

Marco Antonio Lima, Universidade da Amazônia

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental (NAEA/UFPA), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA/UFPA), Especialista em Marketing (UNAMA) e Bacharel em Administração de Empresas (UFPA). Atualmente é Coordenador de Economia Mineral na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração - SEICOM/PA e Professor Colaborador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade da Amazônia - PPGA/UNAMA.

Alegria dos Santos Leite, Universidade Federal do Pará (PPGE/UFPA)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Pará (PPGE/UFPA)

Downloads

Publicado

2014-04-14

Como Citar

Lima, M. A., & Leite, A. dos S. (2014). Características atuais das práticas de cooperação, aprendizagem e inovação no APL Ceramista de São Miguel do Guamá/PA. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 4(1), 40–62. https://doi.org/10.24302/drd.v4i1.571

Edição

Seção

Artigos