O setor de confecções em Bandeira do Sul-MG e o desenvolvimento local / sustentável: um estudo de caso

Autores

  • Alessandra Valim Ribeiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Dante Pinheiro Martinelli Universidade de São Paulo
  • André Joyal Canadá

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v3i1.389

Palavras-chave:

Desenvolvimento local, Enfoque Sistêmico, Facções Industriais de Costura

Resumo

O advento da globalização, a adoção de novos mecanismos de mercado, a formação de blocos regionais de comércio tem provocado inúmeras reestruturações socioeconômicas e, consequentemente, obrigado pensadores, políticos ou não, a buscar alternativas de intervenções públicas e privadas em espaços regionais visando o desenvolvimento local. Nesse contexto, o estudo buscou identificar as contribuições das pequenas indústrias de costura instaladas no município de Bandeira do Sul, frente à proposta de desenvolvimento local. Por ser uma cidade de pequeno porte, tipicamente agrícola, a existência de dez facções industriais de costura em atividade chamou a atenção e despertou o interesse em identificar os impactos dessa atividade na localidade. Optou-se por realizar um estudo de caso, de natureza qualitativa, apresentando porém alguns dados quantitativos, com tratamento estatístico simples . Quanto ao seu fim, foi um estudo exploratório, composto de pesquisas documentais, entrevistas e aplicação de questionários. As análises foram feitas com base no discurso dos entrevistados, por meio da Soft Systems Methodology (SSM), garantindo a profundidade e a visão sistêmica necessária aos estudos qualitativos. Segundo os empreendedores, o poder público e a sociedade local, as facções industriais de costura têm papel significativo no município, gerando renda e trabalho a uma importante parcela da população. No entanto, a pesquisa revelou ser necessário, num primeiro momento, o esclarecimento de conceitos sobre desenvolvimento e sustentabilidade, para que, em uma segunda etapa, se viabilizem práticas em prol do desenvolvimento local integrado e sustentável.

Biografia do Autor

Alessandra Valim Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo - FEARP/USP (2012), graduou-se em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005), onde também cursou MBA em Gestão da Qualidade em Serviços (2007). Recebeu o título de Destaque Acadêmico do Curso de Administração (graduação) e participou como pesquisadora do Programa de Iniciação Científica da PUC Minas (PROBIC). Trabalhou como Analista de Crédito do setor agrícola, como assistente de tesouraria em instituição de ensino e eventualmente presta serviços de consultoria à pequenas empresas. Atualmente é professora do Curso de Administração da PUC Minas e orientadora de trabalhos de conclusão de curso dã Pós-graduação em Gestão Avançada de Pessoas e co-orientadora de TCC da graduação (ADM). Membro do grupo de pesquisa em Visão Sistêmica e Desenvolvimento Local da FEA USP/RP.

Dante Pinheiro Martinelli, Universidade de São Paulo

USP

Publicado

2013-05-09

Como Citar

Ribeiro, A. V., Martinelli, D. P., & Joyal, A. (2013). O setor de confecções em Bandeira do Sul-MG e o desenvolvimento local / sustentável: um estudo de caso. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 3(1), 216-239. https://doi.org/10.24302/drd.v3i1.389

Edição

Seção

Artigos