Panorama do debate sobre economia solidária e políticas públicas ligadas à coleta seletiva de resíduos sólidos

exercício de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3557

Resumo

Até o final do século passado, as abordagens a respeito da Economia Solidária eram limitadas e geralmente associadas a movimentos isolados, não raras as vezes compreendidos como desnecessários e limitadores de desenvolvimento. Esta realidade tem encontrado mudanças significativas, cujas características este trabalho procura responder: onde estão e quais são as principais áreas de pesquisa e interesse sobre este tema, no contexto do cooperativismo e das políticas públicas associadas à coleta seletiva de resíduos sólidos. Tal ação jutifica-se, em especial, pelas crescentes afirmativas de que a raça humana depende de ações claras e objetivas no context do lixo. Para tanto, se utilizou o método de revisão sistemática, cujas pesquisas abordaram trabalhos publicados na Plataforma Web of Science no intervalo de dez anos (2009-2019). Os resultados apontaram oitocentos e quarenta e três trabalhos, levando-se em consideração os limitadores iniciais. Após a aplicação dos cortes e cruzamentos propostos, vinte e dois trabalhos se enquadraram e serviram de base para esta pesquisa. Os trabalhos, em sua maioria, apontam a economia solidária como um meio de organização social em crescimento, em áreas muito distintas, porém ainda com grandes deficiências em políticas públicas. Em específico, os resultados mostraram o fomento de cooperativas de catadores de resíduos sólidos e o incentivo ao processo de reciclagem como meio de geração de renda e reinclusão social, mesmo em meio a dificuldades.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos. Catadores. Reciclagem. Políticas Públicas. Cooperativismo.

Biografia do Autor

Marcio Becker, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentável (UNIOESTE). Mestre em Administração (FURB). Professor e Pesquisador (UTFPR). Medianeira, Paraná, Brasil.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Engenharia de Produção (UFSC). Mestre em Engenharia de Produção (UFSC). Professor e Pró-Reitor de Administração e Finanças (UNIOESTE). Cascavel, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

Becker, M., & Bertolini, G. R. F. (2022). Panorama do debate sobre economia solidária e políticas públicas ligadas à coleta seletiva de resíduos sólidos: exercício de revisão sistemática. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 12(ed.esp.2(DossieCooperativismo), 121–138. https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3557