Estratégias de gestão de uma cooperativa de crédito resultantes da avaliação econômica e financeira (2013 a 2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2906

Resumo

O presente estudo versa sobre prioridades estratégicas e de gestão de uma cooperativa de crédito de interação solidária frente à avaliação de desempenho econômico e financeiro. Reconhece o estudo a importância da gestão estratégica da cooperativa, frente ao seu desempenho corporativo, nos negócios cooperativos em que as cooperativas atuam, o qual decorre, em parte, da performance e do desempenho econômico-financeiro. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi propor prioridades estratégicas e de gestão em uma cooperativa de crédito de interação solidária frente à avaliação de desempenho econômico e financeiro (2013 a 2017), visando a sustentabilidade. Para tanto. se utilizou de uma pesquisa descritiva, com estudo de caso e de campo e com abordagem histórica, quanti-qualitativa, sendo utilizada a análise documental, de observação direta e pesquisa participante. Os resultados do estudo realizado, apresentam sugestões de prioridades de gestão estratégica para o fortalecimento da cooperativa, a qualificação da gestão e governança, a sustentabilidade futura e o aprimoramento contínuo, e potenciais aportes ao desenvolvimento territorial sustentável.

Palavras-chave: Estratégias. Governança Corporativa. Econômico-financeiro. Desenvolvimento.

Biografia do Autor

Pedro Luís Büttenbender, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração, Mestre em Gestão Empresarial, Especialista em Cooperativismo e Administração, Administrador e Tecnólogo em Cooperativismo.  Administração, Cooperativismo e Desenvolvimento.

Maria Margarete Baccin Brizolla, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutora em Ciências Contábeis e Administração. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Ijuí. Rio Grande do Sul. Brasil.

Kelin Regina Deves, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Pós-Graduada em Gestão de Cooperativas. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Rio Grande do Sul. Brasil.

Publicado

2020-08-11

Como Citar

Büttenbender, P. L., Brizolla, M. M. B., & Deves, K. R. (2020). Estratégias de gestão de uma cooperativa de crédito resultantes da avaliação econômica e financeira (2013 a 2017). DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 952-977. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2906

Edição

Seção

Artigos