Gestão social comparada

territórios da APA Cantão e Bico do Papagaio no Tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2884

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo realizar uma análise de Gestão Social Comparada em dois territórios no estado do Tocantins: Território da Ilha do Bananal/APA Cantão (9 municípios) e Território do Bico do Papagaio (25 municípios). A pesquisa foi realizada junto aos colegiados territoriais no intuito de perceber a intensidade das categorias teóricas da Gestão Social nos dois espaços. A pesquisa de campo aconteceu no decorrer do ano de 2016 por meio de questionário auto administrado pelo pesquisador. Cada município tem dois representantes no colegiado territorial ao qual faz parte, sendo um pertencente ao poder público e outro à sociedade civil organizada, os dois com titular e suplente, correspondendo então a um censo em termos de representação municipal de participantes do colegiado. Os resultados foram divididos em seis dimensões: 1) Funcionamento e Resultados do Colegiado Territorial; 2) Avaliação da Atuação dos NEDETs; 3) Avaliação das Políticas Públicas Territoriais; 4) Plano de Desenvolvimento Territorial; 5) Gestão Social; e 6) Impactos das Dinâmicas Territoriais nas Políticas Públicas. Segundo as respostas, nas seis dimensões o Território do Bico do Papagaio apresenta uma maior intensidade de Gestão Social, conforme conceito e aproximação teórica utilizados nesse texto.

Palavras–chave: Gestão Social. Territórios. Território Ilha do Bananal/APA Cantão. Território do Bico do Papagaio. Participação.

Biografia do Autor

Waldecy Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Sociologia. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e do curso de Economia da UFT. Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil e Bolsista de Produtividade do CNPq na área de Desenvolvimento Regional.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em administração (UFLA), Mestre em Administração (UFBA), Graduado em Administração de Cooperativas (UFV). Professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e do Curso de Administração da UFT. Membro da Rede Brasileira de Pesquisadores em Gestão Social - RGS e da Rede Brasileira de Pesquisadores em Cooperativismo - RBPC.

Lauro Santos Pinheiro, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Administração, Professor do IFMA e professor Convidado do Programa de Pós Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais da UFT Campus Araguaína - TO.

Publicado

2020-06-19

Como Citar

Rodrigues, W., Cançado, A. C., & Pinheiro, L. S. (2020). Gestão social comparada: territórios da APA Cantão e Bico do Papagaio no Tocantins. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 10, 703-729. https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.2884

Edição

Seção

Artigos