Um estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago

marca coletiva ou indicação geográfica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd.%20esp.%202.2530

Resumo

As rendas artesanais Singeleza, produzida em alguns municípios do estado de Alagoas, e Puntino ad Ago, encontrada em Latronico, região da Basilicata, ao sul da Itália, são consideradas idênticas devido à grande similaridade das tramas e praticamente a mesma técnica de produção. Além da similaridade física dos artesanatos, identificam-se nas duas localidades, consideradas regiões pobres em seus respectivos países: produções limitadas de peças motivadas por queixas de baixa demanda por parte das rendeiras, o ser patrimônio cultural como estratégia de posicionamento e a diminuição gradativa do interesse de pessoas aprenderem a técnica, ameaçando a manutenção do saber-fazer das rendas. Assim, o artigo apresenta um estudo comparativo, após encontros presenciais com os grupos de artesãs brasileiras e italianas, através do método de pesquisa qualitativa, aplicada, descritiva, num primeiro momento, e exploratória quanto à análise preliminar da viabilidade de registros de indicação geográfica (IG) e/ou de marca coletiva (MC) para a renda Singeleza, como estratégia de reposicionamento de mercado para o desenvolvimento regional, a partir da experiência italiana. Por fim, o estudo constata que na Itália, no caso de produtos não alimentícios, MC exerce função equivalente à IG no Brasil, concluindo que para a Singeleza, indica-se primeiramente o registro de MC em preparação a um pedido de IG posterior.    

Palavras-chave: Singeleza de Alagoas. Puntino ad Ago di Latronico. Propriedade Industrial. Desenvolvimento Regional. Indicação Geográfica. Marca Coletiva.

Biografia do Autor

Cerize Maria Ramos Ferrari de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT), pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Marketing pela Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Comunicação Social Publicidade e Propaganda - Faculdades Integradas Barros Melo

Silvia Beatriz Beger Uchôa, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Química e Biotecnologia, pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade
Federal de Alagoas (UFAL); mestre em Arquitetura e Planejamento, pela Escola de Engenharia de São Carlos da
Universidade de São Paulo (USP).

Josemary Omena Passos Ferrare, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Arquitetura, História do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (2006); mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1996).

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Melo, C. M. R. F. de, Uchôa, S. B. B., & Ferrare, J. O. P. (2019). Um estudo das rendas artesanais singeleza e puntino ad ago: marca coletiva ou indicação geográfica?. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 9(Ed. esp. 2), 166–183. https://doi.org/10.24302/drd.v9iEd. esp. 2.2530