Consumo e abastecimento de frutas e hortaliças em espaços de alimentação comercial e coletiva

Autores

  • Eduardo Gilvan Dutra Universidade Federal de Santa Maria/ Graduando de Ciências Econômicas
  • Gustavo Pinto da Silva Professor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria./Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1459

Palavras-chave:

Alimentação comercial. Alimentação coletiva. Circuitos curtos. Frutas. Hortaliças.

Resumo

Este artigo objetiva analisar os potenciais mercados para o abastecimento alimentar através de circuitos curtos, em espaços de alimentação comercial e coletiva em Santiago – RS, Brasil. Problematizam-se as noções de sistemas agroalimentares, estratégias alimentares, circuitos curtos e dinamização econômica. O procedimento metodológico foi o estudo de caso através da aplicação de questionários aos pontos de alimentação comercial e coletiva, pesquisa documental e bibliográfica. A análise indica que Santiago possui um público potencial de consumidores que são desconsiderados quando se analisa as oportunidades para iniciativas locais, principalmente em função da urbanização crescente que ocasiona o aumento do número de pessoas que se alimentam fora do domicílio. Existe dependência de alimentos de outras regiões, mesmo que haja emergência de iniciativas locais de comercialização. Verifica-se a inexistência de políticas ou ações regulatórias desses mercados, distanciando ainda mais produtores e consumidores de alimentos.

Biografia do Autor

Eduardo Gilvan Dutra, Universidade Federal de Santa Maria/ Graduando de Ciências Econômicas

Graduando do Curso de Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio formado pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2012). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais, Desenvolvimento e Extensão Rural.

Gustavo Pinto da Silva, Professor do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria./Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria.

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), licenciado pelo Instituto Federal Farroupilha (2009), mestrado (2003) e doutorado (2016) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professor de ensino médio, técnico e tecnológico do Colégio Politécnico da UFSM. Tem experiência na área de Extensão Rural, com ênfase em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: mercados agroalimentares, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, associativismo e extensão rural.

Downloads

Publicado

2017-10-29

Como Citar

Dutra, E. G., & Silva, G. P. da. (2017). Consumo e abastecimento de frutas e hortaliças em espaços de alimentação comercial e coletiva. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 7(2), 20–38. https://doi.org/10.24302/drd.v7i2.1459

Edição

Seção

Artigos