Cicatrizes do Contestado: a estatização da Southern Brazil Lumber and Colonization Company e o advento do Campo de Instrução Marechal Hermes.

Autores

  • Alexandre Assis Tomporoski Universidade do Contestado

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1318

Palavras-chave:

Lumber Company. Estatização. Campo de Instrução Marechal Hermes.

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em examinar os desdobramentos do processo de estatização da Southern Brazil Lumber and Colonization Company, culminando com a transformação de sua sede no Campo de Instrução Marechal Hermes. A abordagem considera o enfoque da História Social Inglesa – especialmente as noções sugeridas por Thompson – na perspectiva da reciprocidade entre a classe trabalhadora e as classes dominantes, além de suas relações com o Estado. Dentre os resultados do estudo, descreve-se: as mudanças na cultura organizacional da Lumber Incorporada após os militares assumirem o controle da administração; as aparentes irregularidades no processo de venda do acervo de bens da Lumber Incorporada; a suspeição acerca da atuação do então governador do estado de Santa Catarina, Irineu Bornhausen; a atuação com segundas intenções do empresário Alberto Dalcanale, que cedeu a área de terras da sede da Lumber Incorporada ao Ministério da Guerra; a agonia dos trabalhadores da Lumber Incorporada em longos períodos de atraso nos pagamentos de salários; o processo injusto de desapropriações de áreas de terras contíguas à Lumber Incorporada, para fins de composição do campo militar. Concluí-se que a presença da Lumber Company afetou decisivamente o curso dos eventos na região sob sua influência.

Biografia do Autor

Alexandre Assis Tomporoski, Universidade do Contestado

Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003), mestrado (2006) e doutorado (2013) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua atuação concentra-se nas áreas de história do Contestado e história do trabalho no Brasil. Atualmente é professor do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de diversos cursos de graduação da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas, onde também coordena o Núcleo de Pesquisa em História.

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Tomporoski, A. A. (2016). Cicatrizes do Contestado: a estatização da Southern Brazil Lumber and Colonization Company e o advento do Campo de Instrução Marechal Hermes. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 178-192. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1318

Edição

Seção

Artigos