Conjuntura do desenvolvimento regional dos municípios do estado do Tocantins

Autores

  • Nilton Marques Oliveira Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Moacir Piffer Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Câmpus de Toledo - PR

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1023

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Desigualdades sociais e econômicas. Economia do Tocantins.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a conjuntura e o perfil do desenvolvimento social e econômico regional dos municípios do Estado do Tocantins entre 2000 e 2010. O método utilizado foi o Índice de Desenvolvimento Regional (IDR), com base em variáveis sociais e econômicas. O Aporte teórico foi o institucionalista, tendo como expoente os trabalhos de North sobre a Base de Exportação e o Ambiente Institucional. Os resultados apontaram que o desenvolvimento regional no Tocantins não se deu de forma homogênea no tempo e no espaço. A criação do Estado do Tocantins, a partir de 1988, mostrou profundos desequilíbrios sociais e econômicos que quase todos os municípios, com exceção dos municípios de Palmas, Araguaína e Gurupi.

Biografia do Autor

Nilton Marques Oliveira, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Educação - Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Toledo - PR. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. 2) Experiência Profissional - Professor de economia da Universidade Federal do Tocantins - UFT, desde 2008. Pesquisador dos Grupos de Estudos em Economia Aplicada e Interdisciplinar de Estudos e Pesquisa sobre Estado, Educação e Sociedade (Geipees) da Universidade Federal do Tocantins. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA, de 1997 a 1999. Diretor de Pesquisa da União do Ensino Superior de Nova Mutum - UNINOVA, de 1999 a 2000. Coordenador de Curso do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste - UNIDESC de 2003 a 2005. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Jesus Maria José - FAJESU de 2005 a 2008. Diretor de Avaliação da Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento - PROAP/UFT de 2008 a 2012 . Área de Pesquisa: Desenvolvimento Regional, com ênfase em economia regional e urbana, pobreza, desigualdades, análise regional e Economia do Tocantins. Possui diversos artigos e textos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Moacir Piffer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Câmpus de Toledo - PR

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus de Toledo - PR. Professor visitante da Escuela Venezolana de Planificación.

Toledo – PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-11-21

Como Citar

Oliveira, N. M., & Piffer, M. (2016). Conjuntura do desenvolvimento regional dos municípios do estado do Tocantins. DRd - Desenvolvimento Regional Em Debate, 6(3), 32–61. https://doi.org/10.24302/drd.v6i3.1023

Edição

Seção

Artigos