Enade: análise da avaliação de curso de letras inglês para instituições de ensino presencial e distância

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24302/redes.v2.5756

Resumen

Atualmente, inúmeras são as instituições de ensino, seja na modalidade de ensino presencial e a distância, ofertando formações em ensino superior e/ou cursos abertos para a comunidade acadêmica. Em virtude dessa ampla oferta, é necessário analisar a trajetória institucional e a qualidade do curso, as quais são fundamentais para a futura profissão. Neste sentido, este resumo apresenta informações sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e Conceito de Curso (CC) das Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, que ofertam o curso de língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), modalidade distância e presencial. Para obtenção das informações, a metodologia adotada é bibliográfica e análise de dados secundários. Os dados secundários das IES, foram obtidos do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC, referente ao ano de 2017 a 2022. Foram identificados 55 cursos ofertados por 52 IES em atividades. Desses cursos ativos, 21 cursos são ofertados na modalidade de ensino presencial e 34 na modalidade a distância. Somente 15 cursos apresentam conceito de ENADE, sendo o conceito 3 atribuído a 09 cursos (regular), conceito 4 em 03 cursos (excelente) e conceito 5 em 01 cursos (excelente). Um curso de licenciatura a distância apresentou conceito 2 no ENADE. Conclui-se que, independentemente da modalidade de oferta de ensino, as IES apresentam conceitos de ENADE satisfatórios e que refletem na qualidade de ensino ofertada para o estudante.

Palavras-chave: desempenho acadêmico; exame nacional; educação presencial e a distância. 

Biografía del autor/a

  • Aline Schuck, Universidade do Contestado (UNC)

    Professora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Civil, Sanitária e Ambiental (PMPECSA), Grupo de Pesquisa de Pesquisa em Engenharia, Desempenho e Qualidade Ambiental (GEDEQ), Universidade do Contestado (UNC). Acadêmica do Curso de Licenciatura em Inglês, Universidade Estácio de Sá (UNESA). Santa Catarina. Brasil.

Publicado

2025-07-24

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SCHUCK, Aline. Enade: análise da avaliação de curso de letras inglês para instituições de ensino presencial e distância. Revista Educação e Saber – REdeS, [S. l.], v. 2, p. 16–24, 2025. DOI: 10.24302/redes.v2.5756. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/redes/article/view/5756. Acesso em: 2 aug. 2025.