Enade: análise da avaliação de curso de letras inglês para instituições de ensino presencial e distância
DOI:
https://doi.org/10.24302/redes.v2.5756Resumo
Atualmente, inúmeras são as instituições de ensino, seja na modalidade de ensino presencial e a distância, ofertando formações em ensino superior e/ou cursos abertos para a comunidade acadêmica. Em virtude dessa ampla oferta, é necessário analisar a trajetória institucional e a qualidade do curso, as quais são fundamentais para a futura profissão. Neste sentido, este resumo apresenta informações sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e Conceito de Curso (CC) das Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, que ofertam o curso de língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), modalidade distância e presencial. Para obtenção das informações, a metodologia adotada é bibliográfica e análise de dados secundários. Os dados secundários das IES, foram obtidos do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC, referente ao ano de 2017 a 2022. Foram identificados 55 cursos ofertados por 52 IES em atividades. Desses cursos ativos, 21 cursos são ofertados na modalidade de ensino presencial e 34 na modalidade a distância. Somente 15 cursos apresentam conceito de ENADE, sendo o conceito 3 atribuído a 09 cursos (regular), conceito 4 em 03 cursos (excelente) e conceito 5 em 01 cursos (excelente). Um curso de licenciatura a distância apresentou conceito 2 no ENADE. Conclui-se que, independentemente da modalidade de oferta de ensino, as IES apresentam conceitos de ENADE satisfatórios e que refletem na qualidade de ensino ofertada para o estudante.
Palavras-chave: desempenho acadêmico; exame nacional; educação presencial e a distância.
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