Clusters de geração de energia renovável para o setor sucroenergético brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.6033

Resumo

O setor sucroenergético é relevante para o desenvolvimento sustentável do Brasil, dentre outros motivos pelos benefícios ambientais gerados especialmente na geração de energias renováveis. Visando o enfrentamento de desafios deste setor, este trabalho objetivou agrupar espacialmente as usinas sucroenergéticas por meio da metodologia de clusterização Skater e com isso propor uma política de clusters industriais para o setor. Para tanto, se utilizou de dados de geração de energia elétrica via bagaço da cana-de-açúcar no Brasil, além de dados da localização de universidades e centros de pesquisa vinculados ao setor, as distâncias das usinas às subestações de transmissão de energia e outras variáveis que representam a logística do setor sucroenergético. Como resultado, foi estimado em sete o número ótimo de clusters. Com base nos resultados obtidos verificou-se que os maiores clusters, em número de empresas, abrangem as regiões tradicionais de produção de cana-de-açúcar, onde estão localizadas grande parte das empresas sucroenergéticas. Estes clusters maiores ocupam: a) a região sul, parte oeste da região sudeste e sul do Estado do Mato Grosso do Sul; b) parte leste da região Sudeste; c) litoral da região nordeste. Os demais clusters estão distribuídos pelo restante do território brasileiro, porém com igual importância sob o ponto de vista econômico e tecnológico, apesar de agruparem um menor número de empresas. Alguns gargalos com respeito à modernização tecnológica, de logística e despacho de energia foram identificados. Neste sentido, a clusterização é importante para a resolução de problemas do setor observando as diversas características regionais.

Palavras-chave: cluster espacial; bioenergia; sustentabilidade; política energética.

Biografia do Autor

  • Arno Paulo Schmitz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Possui Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2014). Atualmente é professor na Universidade Federal do Paraná e pesquisador em grupos de pesquisa da Universidade Federal do Paraná e Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, Urbana, Rural e do Meio Ambiente.

  • Gustavo Ortigara, Copel - Companhia Paranaense de Energia

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Pós Graduação em Gestão Financeira (MBA em Finanças) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2017). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente Urbano e Industrial, da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Negócio de Geração a Gás Natural e Biomassa da Companhia Paranaense de Energia - COPEL. Coordena projetos, estudos e participa da construção de políticas públicas na área de gás natural, biomassa e biogás. Adicionalmente é Conselheiro da Associação Brasileira de Biogás e Biometano - ABiogás e do Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás - CIBiogás. No passado, trabalhou como licenciador ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba - SMMA.

Downloads

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SCHMITZ, Arno Paulo; ORTIGARA, Gustavo. Clusters de geração de energia renovável para o setor sucroenergético brasileiro. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 1062–1087, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.6033. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/6033. Acesso em: 5 nov. 2025.