Análise regional do emprego dos municípios do Centro-Norte do Brasil nas primeiras décadas do Século XXI
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5864Resumo
Este artigo apresenta a dinâmica produtiva dos municípios do Centro-Norte do Brasil nas primeiras décadas do século XXI. Elaborou-se o Quociente Locacional (QL) e realizou-se a comparação dos valores de QL com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada município. Para tanto, os dados secundários foram obtidos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na base de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Observou-se que os municípios que atuam expressivamente no ramo da mineração, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no Pará, obtiveram maiores valores de PIB. A maioria dos municípios do Centro-Norte, cujo ramo de atividade com maior expressão é a agropecuária, demonstrou valores altos de QL para Administração pública. Portanto, sugere-se que estudos futuros sejam realizados no Centro-Norte para identificar as disparidades regionais com maior clareza e propor políticas públicas mais incisivas para os residentes, considerando a atuação deles como steakholders.
Palavras-chave: fronteira agrícola; políticas públicas; desenvolvimento regional; especialização produtiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.