Proposta de modelo de framework de governança para parques científicos e tecnológicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5449Resumo
Os Parques Científicos e Tecnológicos (PCTs) desempenham papel estratégico no fortalecimento da inovação, da competitividade e do desenvolvimento regional, ao articular atores públicos e privados em ambientes colaborativos de geração de conhecimento e tecnologia. Contudo, a literatura aponta lacunas na governança desses ambientes no Brasil, o que compromete seu potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades territoriais. Este estudo propõe e avalia um framework de governança estruturado em cinco eixos: Governança Estratégica, Estruturas de Governança, Comunicação e Relacionamento em Rede, Políticas e Conformidade e Responsabilidade Socioambiental. A metodologia combinou revisão de literatura, análise documental e consulta a 54 especialistas de diferentes regiões brasileiras. Os resultados indicam ampla aceitação do framework, com 88% dos respondentes destacando sua aplicabilidade, adaptabilidade e potencial para aprimorar processos de gestão e articulação institucional. Conclui-se que o framework contribui para alinhar a governança dos PCTs às políticas públicas e ao desenvolvimento regional.
Palavras-chave: governança; desenvolvimento regional; inovação territorial; políticas públicas; sistema regional de inovação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.