A rede cabocla de educadores do Contestado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4749

Resumo

As redes são fluxos dinâmicos, evoluindo e mudando a cada intervalo, impelidas pelas interações entre seus componentes. Neste sentido, o desafio político ao teorizar sobre redes é verificar como elas funcionam na análise dos movimentos sociais. Atualmente, a Rede Contestado é formada principalmente a partir da atuação de educadores, os quais têm desenvolvido projetos com novas perspectivas para o fortalecimento da identidade cabocla e para o ensino sobre o Contestado, num esforço coletivo para a divulgação de narrativas positivas. Este trabalho tem por objetivo sistematizar as orientações para a construção desta Rede, bem como, analisar perspectivas futuras sobre os aspectos políticos pedagógicos e identitários da Rede. Os resultados levantados e discutidos neste trabalho foram obtidos a partir do Primeiro Encontro da Rede Cabocla de Educadores do Contestado. Os temas: material didático, ampliação do público-alvo e formação pedagógica, foram os mais citados na análise coletiva do contexto. Há condições para efetivar a produção coletiva de materiais didáticos a curto prazo, devido ao grande número de projetos já desenvolvidos isoladamente, mas que integrados à rede, ganham novo sentido e força política. A médio prazo é preciso envolver a gestão pública, por meio principalmente das secretarias de educação, com a finalidade de ampliar o público atingido. Por trás dessa temática está o subdesenvolvimento da região do Contestado, onde os indicadores educacionais são muito baixos. Consequentemente, sem que mais educadores tenham acesso aos conhecimentos e práticas pedagógicas sobre o Contestado fica prejudicada a ampliação da Rede. É preciso discutir o currículo e buscar soluções para a formação de educadores no Contestado.

Palavras-chave: Ensino; Identidade; Movimento do Contestado; Redes Sociais.

Biografia do Autor

  • Eduardo do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina

    Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

  • Patricia Frangelli Bugallo Lopes do Nascimento, Instituto Federal de Santa Catarina

    Doutora em Geografia Cultural. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.

  • William Douglas Gomes Peres, Instituto Federal de Santa Catarina

    Mestre em Administração. Instituto Federal de Santa Catarina. Caçador. Santa Catarina. Brasil.  

  • Jilson Carlos Souza, Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular

    Licenciado em História. Associação Paulo Freire de Educação e Cultura Popular. Fraiburgo. Santa Catarina. Brasil. Educador e comunicador popular.

  • Rogério Rosa Rodrigues, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    Doutor em História. Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Florianópolis. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

NASCIMENTO, Eduardo do; NASCIMENTO, Patricia Frangelli Bugallo Lopes do; PERES, William Douglas Gomes; SOUZA, Jilson Carlos; RODRIGUES, Rogério Rosa. A rede cabocla de educadores do Contestado. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 21–42, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.4749. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4749. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)