Indústria de produtos para a saúde e os loci de suas competências científicas e tecnológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13.4701

Resumo

A indústria de produtos para a saúde é intensiva em capital e em inovações e necessita de um ambiente institucional e empresarial favorável para se desenvolver, bem como de competências científicas e tecnológicas, que muitas vezes não se encontram disponíveis. O objetivo do artigo é realizar a identificação dos loci das competências científicas e tecnológicas do setor de equipamentos e materiais médicos, hospitalares, odontológicos e de diagnóstico no território brasileiro e discutir, a partir da literatura, como se deu o desenvolvimento de três aglomerações produtivas neste setor. Foi adotada a abordagem de sistema de inovação e seus conceitos derivados: arranjos produtivos locais e relação universidade-empresa. Os resultados obtidos apontam que, no caso da análise das competências científicas e tecnológicas, há uma aglomeração de grupos de pesquisas e empresas nas regiões Sudeste e Sul do país. Já no que se refere aos APLs, os resultados apontam que a articulação foi proposta pelas empresas, embora já houvesse interação entre empresas e instituições antes mesmo da formação dos APLs, e que esses APLs envolviam mais de 20 instituições e empresas. Os resultados obtidos ressaltam ainda  a importância da interação entre empresas e instituições de pesquisa localizadas em uma mesma região para incentivar o crescimento da indústria e a geração de inovações para o mercado. Assim, conclui-se que ainda há muito a se desenvolver neste setor no Brasil.

Palavras-chave: APL. EMHO. Campo Mourão. Pelotas. Ribeirão Preto.

Biografia do Autor

  • Caroline Miranda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Mestra em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Doutoranda em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020-atual).

  • Lia Hasenclever, Universidade Candido Mendes - Campos

    Graduada em Economia (1977), mestre em Economia Industrial (1988) e doutora em Engenharia de Produção (1997) todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada Aposentada da UFRJ em 2015. Atualmente é Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão da Cidade, Pesquisadora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2023-08-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MIRANDA, Caroline; HASENCLEVER, Lia. Indústria de produtos para a saúde e os loci de suas competências científicas e tecnológicas. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, p. 339–357, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13.4701. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4701. Acesso em: 1 maio. 2025.