Perspectivas de desenvolvimento no semiárido

um estudo sobre os impactos iniciais do canal do sertão na realidade dos produtores rurais alagoanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v10i0.3014

Resumo

O semiárido brasileiro possui dentre suas características marcantes o enfrentamento de problemas socioeconômicos atrelados à combinação de sua elevada população, histórico de ações governamentais e fatores físico-climáticos que provocam a escassez de recursos hídricos, configurando um cenário de reduzido desenvolvimento na região. O Canal do Sertão, inserido em Alagoas na região nordeste do Brasil, é um empreendimento que visa desenvolver a fração semiárida deste estado elevando a sua disponibilidade hídrica, levando as águas do Rio São Francisco ao longo de 250 Km, tendo já a metade de sua extensão concluída. Assim, o presente trabalho analisa o desenvolvimento na região onde o canal já está em funcionamento, sob a ótica de um grupo de produtores locais. A pesquisa abrangeu 44 usuários do canal em seis municípios, sendo as visitas a campo realizadas entre dezembro de 2016 e julho de 2018. Foram utilizados para a coleta de dados: questionários estruturados, entrevistas e conversas informais, bancos de dados oficiais e registros fotográficos. Os resultados mostram que o principal uso da água do canal é para a irrigação de lavouras, no entanto, a presença deste por si só não é suficiente para transformar efetivamente a realidade local, sendo vista ainda a predominância de pequenas áreas de plantio e baixos valores de renda obtidos pelos produtores em geral. Notou-se também a carência de políticas públicas efetivas voltadas a expansão da produção local, apontadas como imprescindíveis para que se possa maximizar o aproveitamento do potencial do canal enquanto provedor de desenvolvimento para a região.

Palavras-chave: Canal do Sertão. Desenvolvimento regional. Disponibilidade hídrica. Produção irrigada. Semiárido.

Biografia do Autor

  • Natallya de Almeida Levino, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Professora efetiva da Universidade Federal de Alagoas/UFAL. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2007), graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Alagoas (2007). É vice-líder do Grupo de Pesquisa Inovação, Tecnologia e Competitividade (GETIC). 

  • Rafael Santos Carvalho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo - USP.  Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL.
  • Vitor Bruno Santos Pereira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais pela Universidade do Vale do São Francisco - UNIVASF. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Downloads

Publicado

2020-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LEVINO, Natallya de Almeida; CARVALHO, Rafael Santos; PEREIRA, Vitor Bruno Santos. Perspectivas de desenvolvimento no semiárido: um estudo sobre os impactos iniciais do canal do sertão na realidade dos produtores rurais alagoanos. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 10, p. 1057–1078, 2020. DOI: 10.24302/drd.v10i0.3014. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3014. Acesso em: 1 maio. 2025.