Tipologias de desmatamento e desenvolvimento no Ceará: uma análise exploratória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5484

Resumo

O estudo descreve a relação entre dinâmica do desmatamento, do desenvolvimento e da saúde humana para os 184 municípios do estado do Ceará no ano de 2018. Construiu-se uma tipologia para os municípios por meio da Análise Fatorial (AF) e de Cluster. Como resultado, encontraram-se quatro grupos bem definidos que exibem interações distintas entre perda florestal, níveis de desenvolvimento humano e saúde. Por fim, apresentaram-se as implicações para as políticas públicas que buscam promover a recuperação florestal e a conservação em longo prazo por meio de práticas de desenvolvimento local e regional ligadas à convivência com a região semiárida.

Palavras-chave: Desenvolvimento local sustentável. Métodos multivariados. Políticas públicas.

Biografia do Autor

  • José Alex do Nascimento Bento, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutorando em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Fortaleza. Ceará. Brasil.

  • Kilmer Coelho Campos, Universidade Federal do Ceará

    Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia Rural (PPGER) da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BENTO, José Alex do Nascimento; CAMPOS, Kilmer Coelho. Tipologias de desmatamento e desenvolvimento no Ceará: uma análise exploratória. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 972–992, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.5484. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5484. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)