Determinantes da localização de geradoras de biogás e suas contribuições aos objetivos de desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5548Resumo
Este trabalho analisou os determinantes da localização de geradoras de biogás no Paraná, a fim de verificar a combinação de critérios para a construção dessas unidades e suas contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para o qual utilizou-se o método de regressão logística. Dos 41 municípios do estado que hospedam unidades geradoras de biogás, os resultados demonstraram que as variáveis relacionadas ao rebanho de suínos, consumo de energia elétrica rural e empregos no setor agropecuário foram consideradas significativas, sendo o rebanho de suínos a variável mais significativa. A concentração dessas unidades ocorre especialmente nas regiões Oeste e Sudoeste, impulsionada por modelos cooperativos e maior oferta de matéria-prima. Apesar de variáveis como produção de milho, soja e leite não apresentarem significância estatística, seu potencial energético é reconhecido. Considerando os dados analisados, conclui-se que o biogás se torna uma importante ferramenta para promover a autossuficiência energética no meio rural, visto que está diretamente ligado aos ODS, e que os sistemas de biogás têm potencial de ser uma alternativa econômica na atividade agropecuária, convertendo um passivo ambiental em ativo econômico.
Palavras-chave: desenvolvimento regional; sustentabilidade energética; biogás; dinâmica territorial; passivo ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.