Análise das motivações de agricultores familiares em utilizarem biofertilizantes: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v15.5381

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar artigos científicos das bases Scopus (Elsevier) e Web of Science (Clarivate) que abordam as motivações da agricultura familiar para a adoção de biofertilizantes. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com aplicação do protocolo Methodi Ordinatio (MO) para seleção, ranqueamento e avaliação dos estudos. Foram analisados 30 artigos, os quais evidenciaram três principais dimensões de motivação: econômica (redução de custos e aumento da rentabilidade), ecológica (sustentabilidade ambiental) e social (influência comunitária e acesso à informação). As principais lacunas identificadas na literatura referem-se à transferência tecnológica, à escassez de estudos de opinião com agricultores familiares e à falta de análises sobre os impactos sociais do uso de biofertilizantes. Conclui-se que a adoção dessa tecnologia é impulsionada por fatores interligados e que há necessidade de aprofundamento acadêmico nos aspectos mencionados para subsidiar políticas públicas e práticas sustentáveis.

Palavras-chave: tomada de decisão; agricultura familiar; biofertilizantes; Methodi Ordinatio.

Biografia do Autor

  • Paulo Victor Machado Vieira, Universidade de Brasília

    Graduado em Gestão de Agronegócios (UnB), mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da Universidade de Brasília, Brasília - DF, Brasil.

  • Armando Fornazier, Universidade de Brasília

    Professor Adjunto da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília - FAV/UnB. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Doutor em Desenvolvimento Econômico (IE/UNICAMP) com Estágio de Doutoramento em Wageningen University (Países Baixos). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CEPAN/UFRGS). Graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Curso de Especialização em Olericultura e Jardinagem (Pós-Técnico) pela Escola Agrotécnica Federal de Santa Teresa ? ES (EAFST). Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola de Olivânia (EFA-O). Tem experiência em Economia Agrícola, Economia Institucional, Cadeias Produtivas Agroindustriais, Mercados Institucionais e políticas públicas de desenvolvimento rural

  • Mauro Eduardo Del Grossi, Universidade de Brasília

    Professor associado da Universidade de Brasília, na Faculdade UnB Planaltina, integrante dos Programas de Pós-Graduação em Agronegócios - PROPAGA e em Gestão Pública - PPGP. Realizou pós-doutorado em medidas de segurança alimentar na FAO, cursou Doutorado em Economia na Unicamp e Mestrado em Economia Agrária na Esalq/USP. Exerceu funções de Diretor de Monitoramento e Avaliação no Ministério Extraordinário de Combate à Fome, de Coordenador Geral no Ministério do Desenvolvimento Social, e de assessor especial na Presidência da República e no Ministério do Desenvolvimento Agrário. Orientou dezenas de estudantes, e publicou vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos indexados

Downloads

Publicado

2025-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIEIRA, Paulo Victor Machado; FORNAZIER, Armando; DEL GROSSI, Mauro Eduardo. Análise das motivações de agricultores familiares em utilizarem biofertilizantes: uma revisão sistemática de literatura. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 15, p. 365–393, 2025. DOI: 10.24302/drd.v15.5381. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5381. Acesso em: 1 jul. 2025.