Análise das motivações de agricultores familiares em utilizarem biofertilizantes: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.24302/drd.v15.5381Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar artigos científicos das bases Scopus (Elsevier) e Web of Science (Clarivate) que abordam as motivações da agricultura familiar para a adoção de biofertilizantes. A metodologia utilizada foi uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com aplicação do protocolo Methodi Ordinatio (MO) para seleção, ranqueamento e avaliação dos estudos. Foram analisados 30 artigos, os quais evidenciaram três principais dimensões de motivação: econômica (redução de custos e aumento da rentabilidade), ecológica (sustentabilidade ambiental) e social (influência comunitária e acesso à informação). As principais lacunas identificadas na literatura referem-se à transferência tecnológica, à escassez de estudos de opinião com agricultores familiares e à falta de análises sobre os impactos sociais do uso de biofertilizantes. Conclui-se que a adoção dessa tecnologia é impulsionada por fatores interligados e que há necessidade de aprofundamento acadêmico nos aspectos mencionados para subsidiar políticas públicas e práticas sustentáveis.
Palavras-chave: tomada de decisão; agricultura familiar; biofertilizantes; Methodi Ordinatio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DRd - Desenvolvimento Regional em debate

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter o seu texto para posterior publicação, o autor estará, automaticamente, cedendo os direitos autorais para a revista. À revista reserva-se o direito autoral do trabalho publicado.
Copyright declaration
By submitting your text for subsequent publishing, the author will be, automatically, passing the copyrights for the magazine. It is reserved to the magazine the copyright of the assignment published.