Ações municipais para o desenvolvimento sustentável dos transportes na cidade de Santos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5158

Resumo

As ações municipais podem direcionar o alcance da sustentabilidade no transporte. Este artigo avaliou as ações da cidade de Santos em relação à meta 11.2 do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. O estudo, de caráter exploratório e abordagem qualitativa, utilizou um estudo de caso único. Foram analisadas atas de reuniões da Comissão Municipal de Transportes de Santos (CMTS) para verificar a relação com a meta 11.2, a correlação com os planos de mobilidade urbana e os desafios da cidade. A análise identificou registros sobre acessibilidade, segurança viária, sustentabilidade, transporte público e o plano de mobilidade da cidade. Não foram identificados registros sobre transporte de carga, ações para a evolução dos demais ODS, e as dimensões ambiental e econômica.

Palavras-chave: ODS11. Cidade. Desenvolvimento Sustentável. Transportes.

Biografia do Autor

  • José Alberto Carvalho dos Santos Claro, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

    Pós-doutoramento na ECA-USP e Doutor em Comunicação Social. Professor Adjunto Classe C Nível IV de Administração, com Dedicação Exclusiva, na UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, IMar - Instituto do Mar. Universidade Federal de São Paulo. Santos. São Paulo. Brasil.

  • Adriana Valim Caires, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    Mestre. Universidade Federal de São Paulo. Santos. São Paulo. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CLARO, José Alberto Carvalho dos Santos; CAIRES, Adriana Valim. Ações municipais para o desenvolvimento sustentável dos transportes na cidade de Santos. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 380–399, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.5158. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5158. Acesso em: 1 maio. 2025.