Índice global de sustentabilidade em comunidades rurais do munícipio de Marapanim, Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.5153

Resumo

Estudos sobre indicadores de Desenvolvimento Sustentável (DS) foram desenvolvidos em grupamentos sociais na Amazônia Paraense, determinando os pontos positivos e negativos que influenciavam o DS. Neste contexto, procurou-se determinar o Índice Global de Sustentabilidade (IGS) de três comunidades agroextrativistas (Guarajubal, Porto Alegre e Cipoteua) do município de Marapanim-PA. A amostra foi constituída por 139 unidades familiares, nas quais foram aplicados formulários do tipo checklist, contendo Indicadores Social (IS), Ambiental (IA), Econômico (IE) e Institucional (II). A classificação do grau de sustentabilidade foi enquadrada de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Os principais resultados mostraram que o IS e o IE foram os que tiveram maiores frequências de respostas positivas. Os IGS das comunidades de Guarajubal (57,3%) e de Cipoteua (51,1%) se enquadraram como sustentabilidade MÉDIA, enquanto Porto Alegre (67,1%) teve a sustentabilidade classificada em BOA. Concluiu-se que, apesar de as três comunidades estarem dentro do campo da sustentabilidade, a ausência ou as mínimas ações e políticas públicas in loco e tênue atuação das organizações sociais afetam a conquista de melhores níveis de DS.

Palavras-chave: Amazônia; desenvolvimento sustentável; indicadores de sustentabilidade.

Biografia do Autor

  • Raynon Joel Monteiro-Alves, Universidade do Estado do Pará

    Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia, Rede Bionorte. Pesquisador colaborador no Laboratório de Monitoramento e Conservação Ambiental, Universidade do Estado do Pará.

  • Ana Lúcia Nunes Gutjahr, Universidade do Estado do Pará

    Doutora em Ciências Biológicas. Professora da Universidade do Estado do Pará.

  • Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará

    Doutor em Ciências, na modalidade Física. Professor da Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2024-10-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MONTEIRO-ALVES, Raynon Joel; GUTJAHR, Ana Lúcia Nunes; PONTES, Altem Nascimento. Índice global de sustentabilidade em comunidades rurais do munícipio de Marapanim, Pará, Brasil. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 669–689, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.5153. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/5153. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)