A economia criativa como motor do desenvolvimento local: o caso de Natividade – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v14.4777

Resumo

As atividades relacionadas à economia criativa são uma alternativa para a inserção produtiva, diferenciando-se das demais atividades econômicas por utilizar aspectos criativos para a sua realização. O objetivo desta pesquisa foi investigar a contribuição das atividades de economia criativa para o desenvolvimento local no município de Natividade – TO. A metodologia utilizada foi a pesquisa documental, mediante dados disponibilizados pelo IBGE, FIRJAN, relatórios, documentos e bancos de dados do município de Natividade e do estado do Tocantins, do IPHAN e da Associação Comunitária Cultural de Natividade – ASCCUNA. Os resultados demonstraram que a exploração de algumas tradições culturais centenárias de Natividade, como a ourivesaria, a produção de biscoitos e as danças folclóricas geram emprego e renda, com contribuição para a economia do município. No entanto, o forte potencial do turismo religioso das três maiores festas da tradição católica nativitana ainda não é explorado. Essa limitação impede o desenvolvimento pleno do potencial da economia criativa para o município, especialmente quanto a inclusão produtiva da população local. Os dados apresentados nesse trabalho podem subsidiar políticas públicas para fomentar a consolidação da econômica criativa enquanto setor relevante da economia local.

Palavras-chave: Economia criativa. Desenvolvimento. Desenvolvimento local.

Biografia do Autor

  • Felício Cordeiro da Silva, Universidade Estadual do Tocantins

    Mestre em Planejamento e Desenvolvimento Regional (UNITAU). Professor da Universidade Estadual do Tocantins. Dianópolis. Tocantins. Brasil.

  • Edson Trajano Vieira, Universidade de Taubaté (UNITAU)

    Doutor em História Econômica (USP). Professor da Universidade de Taubaté. Taubaté. São Paulo. Brasil.

  • Moacir José dos Santos, Universidade de Taubaté

    Doutor em História (UNESP). Docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da Universidade de Taubaté. Professor do Centro Universitário Módulo/Caraguatatuba-SP. Taubaté. São Paulo. Brasil. 

Downloads

Publicado

2024-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Felício Cordeiro da; VIEIRA, Edson Trajano; SANTOS, Moacir José dos. A economia criativa como motor do desenvolvimento local: o caso de Natividade – TO. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 14, p. 886–907, 2024. DOI: 10.24302/drd.v14.4777. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4777. Acesso em: 1 maio. 2025.