A área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia no contexto da pós-graduação brasileira

avanços e desafios recentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v13ied.esp..4255

Resumo

O Sistema Nacional de Pós-graduação (SNPG) cresceu significativamente desde o final da década de 1990. Dentre as diversas áreas que compõe SNPG, uma das que mais se expandiu foi a de Planejamento Urbano e Regional e Demografia (PLURD). O objetivo desse artigo é analisar essa expansão, considerando a expansão do número de programas de pós-graduação, características do corpo docente e dos egressos, dentro do contexto geral da evolução do orçamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os dados utilizados são públicos, oriundo da própria Capes, referentes a avaliações anteriores, contendo planilhas com indicadores médios das áreas de avaliação da CAPES. Para dar conta dessa tarefa foi empregado o método descritivo, com a utilização de dados quantitativos do processo de avaliação dos programas de pós-graduação realizado pela CAPES.  Aborda-se com detalhamento o quadriênio 2013-2016. As principais conclusões apontam para o dilema enfrentado pelo SNPG, em termos da continuidade da expansão e da disparidade regional na localização dos programas. O contexto torna-se ainda mais desafiador por conta da queda brusca do orçamento da CAPES especialmente a partir de 2015, que dificulta a consolidação de muitos programas que ainda necessitam de recursos significativos para se estruturarem.

Palavras-chave: Sistema Nacional de Pós-Graduação. CAPES. Planejamento Urbano e Regional e Demografia. Brasil. Desigualdades Regionais.

Biografia do Autor

  • Christian Luiz da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

    Pós-doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Mestrado e Doutorado em Planejamento e Governança Pública e em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba. Paraná.

  • Eduardo Shimoda, Universidade Cândido Mendes – Campos (UCAM)

    Doutor em Produção Animal. Universidade Cândido Mendes – Campos. Campos dos Goytacazes. Rio de Janeiro. Brasil.

  • Fábio Barbosa Batista, UNIG

    Doutor em Planejamento Regional e Gestão da Cidade. UNIG. Itaperuna. Rio de Janeiro. Brasil

  • Roberto Luiz do Carmo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Doutor em Demografia. Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Campinas. São Paulo. Brasil.

  • Weimar Freire da Rocha Junior, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

    Doutor em Engenharia de Produção. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Toledo. Paraná. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SILVA, Christian Luiz da; SHIMODA, Eduardo; BATISTA, Fábio Barbosa; CARMO, Roberto Luiz do; ROCHA JUNIOR, Weimar Freire da. A área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia no contexto da pós-graduação brasileira: avanços e desafios recentes. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 13, n. ed.esp., p. 3–25, 2023. DOI: 10.24302/drd.v13ied.esp.4255. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/4255. Acesso em: 22 maio. 2025.