Assistência técnica pública para organizações econômicas da agricultura familiar

evidências a partir da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3663

Resumo

O crescimento do número de pequenas organizações econômicas da agricultura familiar no Brasil, atores centrais do desenvolvimento rural, é contrabalançado por suas diversas fragilidades gerenciais. A oferta de assistência técnica adequada é, portanto, um eixo estratégico das políticas de desenvolvimento rural. Este trabalho contribui no embasamento de métodos de assistência técnica voltada para a consolidação destas organizações. Analisa suas lógicas gerenciais e a contribuição de paradigmas de assistência técnica para seu aprimoramento. Um estudo de caso na Bahia caracteriza a oferta efetiva de assistência técnica e permite discutir a identificação de sua demanda. Revela-se uma carência na capacidade de aprimorar a gestão das organizações em fases iniciais ou de transição de seu projeto coletivo. Propõe diretrizes para realizar a identificação de demandas e modalidades de políticas públicas de assistência técnica para este público.

Palavras-chave: Organizações rurais. Agricultura familiar. Assistência técnica. Políticas públicas. Bahia.

Biografia do Autor

  • Philippe Jean Louis Sablayrolles, Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Universidade Federal do Pará (INEAF-UFPA)

    Doutor em Desenvolvimento Rural pelo INA-Paris. Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares, Universidade Federal do Pará (INEAF-UFPA). Belém. Pará. Brasil.

  • Alessandra Bandeira Antunes de Azevedo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Possui graduação em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2003), doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e Pós Doutorado pela Politécnica da Universidade Federal da Bahia (2017). Atualmente é docente do curso de tecnólogo em Gestão de Cooperativas. Atua principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, economia solidária, cooperativismo, autogestão, tecnologia social, redes solidárias e cooperativismo industrial e cultura da segurança do trabalho.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Como Citar

SABLAYROLLES, Philippe Jean Louis; AZEVEDO, Alessandra Bandeira Antunes de. Assistência técnica pública para organizações econômicas da agricultura familiar: evidências a partir da Bahia. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, n. ed.esp.2(DossieCooperativismo), p. 96–120, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12ied.esp.2(DossieCooperativismo).3663. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3663. Acesso em: 1 maio. 2025.