Influência dos gastos públicos sociais sobre o produto interno bruto municipal da Mesorregião Oeste Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v12.3536

Resumo

Desde a estabilização econômica o governo brasileiro busca a implementação de políticas que resultem em crescimento econômico, sendo tais políticas acompanhadas de um aumento dos gastos públicos, compostos por três diferentes categorias, dentre as quais está incluso o gasto social. O estado do Paraná é uma das principais Unidades Federativas no que diz respeito ao Produto Interno Bruto e, dentre as mesorregiões que compõem o estado, a Mesorregião Oeste Paranaense figura entre as principais em relação ao produto estadual. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a influência dos gastos públicos sociais municipais sobre o Produto Interno Bruto da Mesorregião Oeste Paranaense entre os anos de 2013 e 2017, por meio da técnica de dados em painel (balanceado e curto) com efeitos fixos. Houve uma relativa estabilidade nas participações do gasto público social na mesorregião com maior participação média das funções Saúde, Educação e Urbanismo e, considerando a evolução dos gastos os incrementos mais significativos ocorreram nas funções Previdência Social e Saneamento e, a única redução, seguindo a tendência estadual, ocorreu na função Habitação. Os principais resultados encontrados indicaram que apenas os gastos públicos sociais relacionados às funções Previdência Social, Saúde e Urbanismo apresentaram influência significativa e positiva sobre o crescimento econômico dos municípios da mesorregião.

Palavras-chave: Gasto público social. Crescimento econômico. Dados em painel. Mesorregião Oeste Paranaense.

Biografia do Autor

  • André Ricardo Bechlin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo

    Doutorando em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Toledo, Paraná, Brasil.

  • Carlos Alberto Piacenti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo

    Doutor em Economia Aplicada. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Toledo, Paraná, Brasil.

  • Gabriela Gomes Mantovani, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Toledo

    Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Toledo, Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

2022-03-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BECHLIN, André Ricardo; PIACENTI, Carlos Alberto; MANTOVANI, Gabriela Gomes. Influência dos gastos públicos sociais sobre o produto interno bruto municipal da Mesorregião Oeste Paranaense. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 12, p. 24–40, 2022. DOI: 10.24302/drd.v12.3536. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3536. Acesso em: 22 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)