A política de desenvolvimento regional de Celso Furtado para o Nordeste

revisão integrativa de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v11.3505

Resumo

A produção intelectual de Celso Furtado sobre a temática do desenvolvimento regional do Nordeste é bastante referenciada e, por isso, merece sempre necessário a permanente revisitação de seus postulados teórico-metodológicos. Neste trabalho, objetivamos analisar a produção científica disponível em bases de dados internacionais e nacionais sobre o conceito de desenvolvimento regional nordestino. Metodologicamente, optou-se pela utilização do método histórico de análise associado a uma revisão integrativa de literatura, definindo descritores para integrar opiniões, conceitos e ideias sobre o tema. Nesse sentido, observou-se que os trabalhos que discutem os descritores pesquisados são de cunho longitudinal, contribuindo para o conceito de desenvolvimento regional em políticas públicas setoriais. Com isso, conclui-se que os estudos de Furtado influenciaram outros autores para a desmistificação de que a relação entre a seca e o desenvolvimento do Nordeste, era apenas política de dependência, bem como a relevância do autor para as pesquisas sobre desenvolvimento regional, visto sua análise detalhada sobre o tema.

Palavras-chave: Seca. Política de desenvolvimento. Semiárido.

Biografia do Autor

  • Geórgia Martins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Mestranda em Planejamento e Dinamicas Territoriais do Semiarido/UERN (2019).Pós Graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário/UNOPAR (2019). Pos graduação em Gestão e Administração Publica/UFCG (2011).Bacharel em Direito pela UFCG (2018).Possui graduação em CIENCIAS ECONOMICAS pela Universidade Federal da Paraíba (2001). Atualmente é conciliadora - JUSTIÇA FEDERAL (PB), Advogada atuante.Professor do Instituto Evaldo Loli/IEL. Professor - SENAI - Departamento Regional da Paraíba.Professora Pronatec. Experiencia em Recursos Humanos, Setor comercial.

  • Larissa da Silva Ferreira Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

    Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2013), Mestre em Geografia (2009), Especialista em Geoprocessamento e Cartografia Digital (2009) e Graduada em Geografia - Licenciatura (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. É Professora Adjunta IV (D.E.) do Departamento de Geografia e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Pau dos Ferros. Presidente da Rede Internacional Interdisciplinar de Pesquisadores em Desenvolvimento de Territórios (Rede-TER). Tem experiência na área de Geografia e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e ordenamento territorial, políticas públicas, turismo e análise regional, semiárido.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PEREIRA, Geórgia Martins; ALVES, Larissa da Silva Ferreira. A política de desenvolvimento regional de Celso Furtado para o Nordeste: revisão integrativa de literatura. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 11, p. 144–159, 2021. DOI: 10.24302/drd.v11.3505. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3505. Acesso em: 1 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)