Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e estruturação urbana

um estudo sobre investimentos na dinâmica urbana de São José dos Campos – SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24302/drd.v11.3077

Resumo

Este artigo explora os discursos e ações do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do governo municipal de São José dos Campos na implementação de dois programas de desenvolvimento urbano e habitacional financiados pelo BID: Programa Habitar Brasil BID (HBB), entre 1999 a 2009 e Programa de Estruturação Urbana de São José dos Campos (PEUSJC), de 2008 até o presente. Observou-se que, contrariando a orientação social dessas instituições, tais programas foram pautados pela remoção de favelas do perímetro urbano da cidade e não pelo atendimento a comunidades em situação de vulnerabilidade socioespacial. Parcela significativa do financiamento internacional foi alocado em projetos de infraestrutura e modernização administrativa, operados por ações tanto coercitivas como consensuais, que fortaleceram uma certa visão hegemônica de cidade.

Palavras-chave: BID. Capitalismo dependente. Programa Habitar Brasil. Estruturação Urbana. Urbanização periférica.

Biografia do Autor

  • Douglas de Almeida Silva, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

    Doutor em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), graduado em História pela UNIVAP.

  • Paula Vilhena Carnevale Vianna, Universidade Anhembi-Morumbi

    Doutora em Medicina Preventiva pela USP, mestre em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997) e graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo.

  • Maria Angélica Toniolo, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

    Doutora em Políticas Públicas pela Indiana University (2004), mestre em Políticas e Desenvolvimento Internacional pela Duke University (1998) e possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1989).  É professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) e cientista colaborador do Center for the Analysis of Social-Ecological Landscapes (CASEL) da Indiana University

  • Valéria Regina Zanetti, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

    Doutora em História Social, professora do programa de pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), pesquisadora  fundadora do Núcleo de Pesquisa Pró-memória São José dos Campos, membro do COMPHAC e do Observatório da Paisagem (IPHAN, UNIVAP, UNITAU).

Downloads

Publicado

2021-09-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SILVA, Douglas de Almeida; VIANNA, Paula Vilhena Carnevale; TONIOLO, Maria Angélica; ZANETTI, Valéria Regina. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e estruturação urbana: um estudo sobre investimentos na dinâmica urbana de São José dos Campos – SP. DRd - Desenvolvimento Regional em debate, [S. l.], v. 11, p. 204–230, 2021. DOI: 10.24302/drd.v11.3077. Disponível em: https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/3077. Acesso em: 1 maio. 2025.